Menu
Terça, 11 de maio de 2021

Covid: Botucatu fará testes em massa nas pessoas com gripe

Em apenas um dia, casos positivos da doença na cidade saltaram de 23 para 29

11 de Abr 2020 - 11h:34 Créditos: JC Bauru
Crédito: Secretário de Saúde, André Spadaro: testagem em massa começará quarta ou quinta

A partir da próxima semana, após avaliação médica, todos os moradores de Botucatu) que procurarem unidades da rede municipal de saúde com sintomas de gripe farão testes para diagnóstico da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação, divulgada na noite de quinta (9) pelo site Leia Notícias, foi confirmada na sexta (10) pelo secretário de Saúde, André Spadaro.

De acordo com o secretário, os detalhes da testagem em massa serão divulgados pela prefeitura no início da próxima semana. "Estamos fazendo os últimos ajustes para iniciar as coletas de casos de síndrome gripal a partir da próxima quarta ou quinta, no máximo", revela. Botucatu recebeu um lote com cerca de 8 mil testes para a Covid-19. Na semana passada, a prefeitura firmou um convênio com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Unesp que prevê realização de cerca de 20 mil testes pelo Hemocentro durante quatro meses.

"Estamos seguindo o que foi feito em metrópoles do mundo que já enfrentaram o pico da pandemia para que, ao verificarmos casos positivos, isolemos os pacientes, diminuindo sensivelmente o potencial de proliferação do vírus", declarou o prefeito Mário Pardini na ocasião.

O infectologista do HCFMB Carlos Magno Fortaleza, que integra o Centro de Contingência do Coronavírus do Estado, ressalta que a rápida identificação e isolamento dos infectados com Covid-19 e das pessoas que com eles convivem é essencial para reduzir o impacto da pandemia.

A região contabiliza 67 casos positivos de Covid-19, em Botucatu (29), Bauru (11), Marília (5), Lençóis (4), São Manuel (3), Pratânia (3), Lins (2), Jaú (2), Agudos (2), Pirajuí (1), Bariri (1), Promissão (1), Garça (1), Santa Cruz do Rio Pardo (1) e Itatinga (1). Por meio de testes rápidos, outros 14 pacientes testaram positivo em Jaú (4) e Santa Cruz do Rio Pardo (10). Esses exames aguardam contraprova do Adolfo Lutz.

Mortes pela doença já foram confirmadas em São Manuel, Botucatu, Brotas, Marília, Bauru e Agudos. Os óbitos em investigação caíram e somam 27, em Bauru (14), Marília (2), Lins (2), Promissão (2), Jaú (1), Barra (1), Lençóis (1), Ibitinga (1), São Manuel (1), Pratânia (1) e Mineiros (1).

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias