Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Secretário de Saúde diz que colapso no sistema de saúde ocorre em 15 dias se quadro não se reverter

'As enfermarias estão lotadas, os médicos estão sobrecarregados e não tem médicos, efetivo para atender a esse aumento exponencial de casos de procura pela Santa Casa'

12 de Jan 2021 - 21h:13 Créditos: Paulo César Grange, com assessoria Santa Casa de Jahu
Crédito: PC Grange, Jaumais - Rodrigo Brandão, ao centro, entre Cassaro e assessora da saúde

Um dos discursos mais emblemáticos na reunião desta terça-feira (12) com a imprensa, envolvendo o prefeito de Jaú e seus auxiliares e dirigentes da Santa Casa de Jahu, foi do secretário de Saúde. Rodrigo De Callis Brandão. Segundo ele tem possibilidade de o sistema de saúde de Jaú entrar em colapso em 15 dias se o cenário se mantiver na crescente que se verifica atualmente. Por isso reforça o pedido para que a população mude o comportamento e evite aglomerações.

“Estamos seguindo à risca o Plano São Paulo. Mas, daqui 15 dias, se a população continuar com esse tipo de comportamento, relaxando por achar que a Fase Amarela libera para tudo, nós vamos colapsar o Sistema Hospitalar. As enfermarias estão lotadas, os médicos estão sobrecarregados e não tem médicos, efetivo para atender a esse aumento exponencial de casos de procura pela Santa Casa”.

Cassaro e o secretário da Saúde, Rodrigo Brandão

Nos boletins recentes, o hospital informou que chegou a ter 40 pacientes na enfermaria, sendo que só tem  33 leitos reservados para o setor covid incluindo SUS, particulares e convênios com a Santa Casa. Ao todo, somando UTI e enfermaria o hospital tinha 54 pessoas no setor. Há dois dias, com algumas mortes e outras altas, o número caiu para 45 no total. Por colapso entenda não tem onde internar pacientes.

Por fim, o médico responsável pelo Pronto-Socorro da Santa Casa, Christiano de Luca Nassif,  explicou que, nas últimas semanas, a demanda crescente do número de casos suspeitos e confirmados levou a uma saturação no serviço de saúde do hospital. Por isso, ele recomenda que para sintomas leves de covid o paciente procure o Pronto-Atendimento São Judas e as unidades básicas de saúde.

LEIA MAIS. CLIQUE

Santa Casa fala da superlotação, da falta de dinheiro e recomenda PA São Judas para sintomas leves

Secretário de Saúde diz que colapso no sistema de saúde ocorre em 15 dias se quadro não se reverter

Fiscalização insuficiente leva prefeito a pedir ajuda da população para não ter de fechar tudo em Jaú

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias