Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Obras no Centro de Combate à COVID-19 do HAC chegam à reta final

Gerador foi configurado e ligado nesta quinta-feira; unidades de apoio estão em processo de finalização

12 de Fev 2021 - 08h:38 Créditos: Assessoria HAC
Crédito: Divulgação

As obras de montagem do Centro de Combate à COVID-19 do Hospital Amaral Carvalho (HAC) já estão na reta final. Na tarde de quinta-feira (11/fev), representante da empresa fabricante do gerador foi até a unidade para configurar e ligar, pela primeira vez o equipamento. A partir de agora, o centro pode ser abastecido pelo gerador, caso falte energia no local.

Foi feita parte da pintura e começaram a ser colocadas as divisórias e portas e instaladas as louças e chuveiros dos banheiros e as bancadas de mármore do posto de enfermagem. Ainda hoje, mais duas salas que serão usadas como unidades de apoio foram pintadas, além da copa e recepção.

Carlos Zoega Marotti, responsável pelo setor de engenharia do HAC, avalia que agora falta pouca coisa. “Está tudo caminhando dentro do previsto. Os leitos estão prontos e estamos terminando as áreas de apoio.”


Andamento

O Hospital Amaral Carvalho anunciou a criação do centro em 28 de janeiro, com o objetivo de auxiliar no atendimento de pacientes acometidos pela COVID-19. As obras começaram no início de fevereiro, com previsão de entrega ainda no mesmo mês. “Foi preciso transformar um galpão usado para conserto de caminhões em uma unidade hospitalar de saúde, pronta para atender, em um prazo recorde”, comenta o primeiro-tesoureiro do HAC, Vitorio Munerato Neto. 

Ao longo das últimas duas semanas, foi montada uma estrutura para receber 39 leitos, sendo 29 de enfermaria e dez para tratamento semi-intensivo. Toda essa área, de aproximadamente 600 metros quadrados, foi forrada em aproximadamente dois dias e recebeu saídas de oxigênio e ar comprimido. O espaço ainda teve toda parte elétrica refeita, foram instaladas lâmpadas de led – no galpão, nos quartos e unidades de apoio – e rede de telefonia e internet.

Além disso, foram estruturadas a entrada e a saída de pacientes e de funcionários na unidade. Foram reformados ainda espaços que serão utilizados como posto de enfermagem, farmácia, unidade de apoio de laboratório, área de expurgo, setores de exames, consultório médico, triagem, almoxarifado, área de conforto, cozinha e banheiros.

Logo no início da obra, profissionais construíram a base para o reservatório de oxigênio, que deve chegar nos próximos dias. Também foram revisadas as tubulações de incêndio e refeita toda parte de esgoto.

Nesta semana, foram instalados os aparelhos de ar-condicionado e feita a estrutura para exaustão e insuflamento. Foram colocadas também as luminárias dos leitos e dos corredores.

Cerca de 40 pessoas entre funcionários do hospital e de sete empresas contratadas estão trabalhando todos os dias para entregar o Centro de Combate à COVID-19 à população. A unidade vai atender pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Vagas que necessitem de internação durante o tratamento contra a doença e ajudar a desafogar a Santa Casa de Jaú e os hospitais da região.


Doações
A Fundação Doutor Amaral Carvalho está pedindo o apoio da sociedade para o término da construção, compra de equipamentos e a manutenção do Centro de Combate à COVID-19 durante a pandemia. Quem quiser colaborar, pode depositar qualquer valor na conta corrente da Fundação:

Banco do Brasil (01)
Agência 3369-3
Conta corrente 5801-7

Fundação Doutor Amaral Carvalho

CNPJ: 50.753.755/0001-35

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias