Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Jaú registra 5 mortes pelo coronavírus desde sexta-feira: crescimento de 100% em um mês

Em número de casos, o crescimento foi de 106% em 30 dias: de 281 para 579

12 de Jul 2020 - 17h:13 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: .

NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 19H COM O BOLETIM DESTE DOMINGO

/Em um mês o número de mortes por covid-19 em Jaú subiu de 9 para 18, o que equivale a um crescimento de 100%. A “disparada” pode ser creditada às cinco mortes registradas desde sexta-feira, quando morreu por complicações da doença a técnica de enfermagem Jhenifer Teixeira. Mais duas mortes foram divulgadas no Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Jahu de sábado. E, neste domingo, mais dois mortos. Um deles um paciente de 46 nos que estava internado.

A Secretaria de Saúde de Jaú, como sempre, não divulga detalhes sobre as vítimas da covid na cidade. Não se tem um balanço de faixa etária, se é homem ou mulher, se tinha comorbidades ou não. Tampouco se divulgam número de testes realizados e o dia a dia de ocupação de leitos hospitalares.

Casos em alta - Em termos de casos positivos, os últimos 30 dias apontaram um crescimento de 106%. Em 12 de junho a cidade tinha 279 casos positivos. Um mês depois são 579, conforme números da sexta-feira, já que nem no sábado e nem neste domingo serão divulgados números atualizados.

Os casos descartados eram 561 em 12 de junho, agora são 1644, um acréscimo de 193%. Isso mostra que ocorreu um aumento no número de testes em reação aos meses de abril e maio. Casos curados eram 201. Agora são 342 (70% a mais).

Essa onda de crescimento começou justamente depois que o prefeito Rafael Agostini fez entrevista coletiva para informar que a pandemia na cidade tinha números melhores em relação ao mês anterior. Semana após semana a tendência de casos era de queda. Ele anunciava a intenção de iniciar uma flexibilização.

Mas nem deu tempo de o comércio em geral abrir as portas que os números apresentados já apontavam novo sinal de alta. Jaú estava na fase Amarela do Plano SP, mas ainda não tinha adotada a retomada na economia permitida. Pouco depois, a cidade foi rebaixada para a fase Laranja e, 15 dias depois, para a fase Vermelha (como toda a região de Bauru).


Jaú com bons números – A cidade estava na fase Vermelha, mas a Prefeitura argumentava que os números da saúde eram melhores, por isso manteve o comércio funcionando. Essa situação foi parar na Justiça dias depois, mas nem teve julgamento ainda. Agora, no dia 10 de julho, Jaú foi reclassificada para a fase Laranja, mantendo comércio em geral aberto com restrições.


Sem detalhes - O que se sabe das vítimas de covid em Jaú é por meio de familiares e postagens de amigos nas redes sociais. Os casos de maior repercussão foram os dos profissionais da saúde –Ismael Firmino, 66 anos, que morreu em 26 de maio, e Jhenifer, 25 anos, morta última sexta após mais de dois meses de internação por doenças desencadeadas depois que teria sido “curada” da covid. O atestado de óbito trouxe como causa da morte a covid.


Abaixo, algumas opiniões de leitores na página da Prefeitura de Jahu no Facebook após a divulgação do boletim de sábado.

Marcia Gabrielli Cada vez mais casos. Fecha tudo por 15 dias.
E não deixem o pessoalmente ir fazer compras em SP. Estão trazendo para Jau.

Marquinhos Bonifacio Legal que vcs pouco se importa com os comércios lotando abrindo academia parabéns Jaú

Nazare Sena Estranho com tantos casos confirmados nessa semana , ir pra fase laranja! Semana que vem certeza que vai pra amarela. Meu Deus tenha misericórdia de nós!

Cidinha Casale Hoje sábado minha Neta saiu comprar uma coca cola na pastelaria da avenida e todos estavam sem máscara cadê o fiscal que ia multar quem tá sem máscara pegou COVID Morreu minha Neta estava de máscara tiraram sarro dela isso é uma sem vergonhICE danada acho que esse povo tinha que pegar cadeia ficam falando que não tem dinheiro tudo mentira só abrir uma lanchonete que lota de gente comendo da onde saiu o dinheiro da UMA PASSADA NA FREDERICO OZANAM PRA VER ESSA CACHORRADA SEM MASCARA AINDA TIRANDO SARRO DE QUEM TA USANDO CADE OS FISCAIS JA VI JAÚ NINGUEM CUMPRE LEI LOGO VAMOS CHEGAR A MIL PESSOAS INCTADA UMA POUCA VERGONHA NEM PREFEITO NEM FISCAIS VAO MORRER TODO MUNDO VALHA NOS DEUS!!!

Silveria Avante MUITAS PESSOAS ACHAM QUE QUEM USA MASCARAS SAO BOBOS ELES SAO OS BONS TODOS IGNORANTES NAO ACREDITAM QUE O VIRUS ESTA EM TODO MUNDO PRECISAM TER MAIS CONCIENCIA E PENSAR NELE E TAMBÉM NO PROXIMO.

Elaine Lima Mais de 80 novos casos em uma semana e o prefeito ainda tem coragem de se dirigir à Juíza e dizer que a situação está controlada. Olha, eu já vi cretinice desse desgoverno...mas tudo tem limite.

Murillo Alexandre Vamos continuar fazendo festinhas? Vamos continuar soltando pipa por ai? Vamos continuar saindo sem máscara? Aonde que a nossa cidade está na fase Laranja? Era para estar na fase Vermelha... Lamentável..


Helena Maion Passou da hora das pessoas criarem vergonha na cara parar de fazer festinhas sair para a rua sem necessidade e se precisar tem que sair com mascaraaa já passou da hora de acordar povooo

Neuza Munhoz Gente misericórdia de Deus fiquem em casa pensa no próximo pensa em suas famílias Deus o livres más contrai os virus e para onde vai para dentro de vossas casas ali tem seus pais seus avós logo td isso vai passar em nome do Senhor Jesus Cristo aí vão curtir agora nesse momento difícil que o Brasil está passando nossa cidade enfrentando só resta a gente dobrar nossos joelhos e orar a Deus pq só Deus para curar os infernos e nos proteger desse mal vamos nos unir em oração para Deus curar o mundo Deus diz na Bíblia Sagrada se todos os moradores da terra se arrepender de seus pecados Deus ouvirá as vossas orações e sarará toda a terra é tempo de buscar a Deus 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias