Menu
Sexta, 14 de maio de 2021

Finalizadas as obras nos leitos e áreas de apoio do Centro de Combate à COVID-19

Jaumais apurou que o Hospital Amaral Carvalho trabalha para inaugurar o Hospital de Campanha no dia 25 de fevereiro

13 de Fev 2021 - 09h:24 Créditos: Assessoria HAC
Crédito: Divulgação/HAC

 Toda a área dos leitos, de aproximadamente 600 metros quadrados, e as unidades de apoio do Centro de Combate à COVID-19 do Hospital Amaral Carvalho (HAC) foram finalizadas nesta sexta-feira (12/fev). As equipes terminaram a instalação das divisórias e portas dos banheiros e da área de expurgo. O posto de enfermagem também está pronto, com as bancadas montadas.  Todas as salas já foram pintadas e de acordo com Carlos Zoega Marotti, responsável pelo setor de engenharia do HAC, agora, falta fazer as ligações nos aparelhos de ar-condicionado.

Além dos 39 leitos, sendo dez para tratamento semi-intensivo, equipado com respiradores, e 29 para enfermaria, haverá um posto de enfermagem, farmácia, consultório médico, sala de triagem de pacientes, recepção, área de expurgo e paramentação e desparamentação, unidade de suporte laboratorial e setores de exames. Também serão montadas áreas para suporte à operação de saúde como almoxarifado, salas de Tecnologia da Informação, manutenção e engenharia, copa, área de conforto e cozinha.


Foi instalado do lado de fora da unidade o reservatório de oxigênio líquido, com 4.950 metros cúbicos de capacidade. O tanque exclui a necessidade de cilindros do gás. O item é considerado essencial para o atendimento de pacientes com COVID-19, já que o doente pode apresentar falta de ar e queda na concentração de oxigênio no sangue, causando mal funcionamento dos órgãos do corpo humano.

Após a conclusão, o espaço será liberado para limpeza e testes. Na próxima semana, o Centro começa a ser equipado com todo o aparato necessário para atendimento dos pacientes como macas, respiradores, monitores, bombas de infusão, entre outros.

O Centro de Combate à COVID-19 começou a ser montado no dia 1º de fevereiro na Unidade Ana Maria Ferraz, do Hospital Amaral Carvalho. A intenção é oferecer o espaço como alternativa para assistência ao paciente que desenvolver sintomas moderados da doença e desafogar os leitos de internação dos serviços de saúde de Jaú e região. O atendimento, previsto para começar ainda este mês, será por encaminhamento da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). Não haverá atendimento direto à população com sintomas da doença e nem realização de exame para confirmação da COVID-19 no local.

Nova ferramenta
   
   O HAC lançou no início do mês a página venceremosjuntos.org, para divulgar informações sobre a construção e manutenção do Centro de Combate à COVID-19. A ferramenta também apresenta dados para recebimento de doações, como depósito, PIX, telefone (0800) e possui canal de atendimento. No site, a população poderá ainda acompanhar números da estrutura, fotos das obras e a prestação de contas dos recursos recebidos.

     Doações

   A Fundação Doutor Amaral Carvalho está pedindo o apoio da sociedade para a construção e a manutenção do Centro de Combate à COVID-19 durante a pandemia. Quem quiser colaborar, pode depositar qualquer valor na conta corrente da Fundação:

Banco do Brasil (01)
Agência 3369-3
Conta corrente 5801-7

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias