Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Cassaro sugere fazer de Jaú uma ‘ilha’ sem covid e consegue cancelar protesto de comerciantes

.

13 de Abr 2021 - 10h:34 Créditos: Paulo César Grange, com HoraH
Crédito: .

Estava tudo pronto para o protesto na manhã desta terça-feira na frente da Prefeitura de Jahu, incluindo panelaço, mas os comerciantes do setor de alimentos deram um voto de confiança ao prefeito Ivan Cassaro e adiaram a manifestação em defesa da abertura da economia.


O prefeito quer fazer de Jaú uma “ilha” no meio do Estado, desvinculando a cidade da Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Bauru. Após reunião com comerciantes na segunda-feira, disse que vai ao Governo do Estado nesta quarta-feira pedir a desvinculação de Jaú da regional e, assim, tentar uma progressão da fase Vermelha para uma melhor ainda. O argumento é que Jaú tem números melhores do que Bauru na pandemia da covid.


Um dos líderes dos comerciantes, Nilson Ulrich, falou ao HORAH sobre essa proposta do prefeito: “O prefeito nos chamou para uma reunião e disse que vai na 4ª feira (14) para SP, apresentar os nossos números para o governador e pedir que Jaú seja desvinculado da região. Então decidimos adiar a manifestação para outra data, caso seja necessário”, explicou.


FASE VERMELHA - Jaú está na fase Vermelha, onde só pode abrir serviços essenciais. Pelos números da pandemia, segundo o prefeito, a cidade poderia avançar para a fase laranja ou até verde. É isso o que ele quer fazer com o governador entenda.

O mês de abril caminha para o fim da primeira quinzena, sendo que nesses mais de 100 dias do ano o setor de comércio e restaurantes só trabalhou “por 10 a 15 dias” sem restrições severas. 

Representantes do comércio, bares, restaurantes, setor de beleza, cultura e outros querem uma retomada gradual da economia em Jaú e esperavam que o prefeito decretasse uma flexibilização na última sexta-feira – na segunda quinzena de março Cassaro já havia ventilado em reabrir a economia, mas se manteve firme ao Plano SP do governador.


Cidades dependentes - Esquece o prefeito que o governador João Dória tem trabalhado o Estado de São Paulo como um todo, colocando na fase Emergencial por mais de um mês e agora na fase Vermelha. Não classificou as fases por regionais. Além disso, desde sempre, o Governo do Estado coloca as cidades dentro de uma regional de saúde considerando suas interdependências. Tirar Jaú da DRS de Bauru é improvável.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias