Menu
Sábado, 02 de março de 2024

Museu Asas de um Sonho, em São Carlos, será reaberto em maio, informa site AirWay

É onde está o Hidroavião Jahu - Museu criado pela antiga companhia TAM Linhas Aéreas reúne um acervo com mais de 100 aeronaves, a maior coleção do tipo na América Latina

14 de Mar 2023 - 14h:33 Créditos: Redação, com AirWay
Crédito: Divulgação

Está circulando por vários sites e canais de notícia a informação de que o "Museu da Tam", em São Carlos, será reaberto no mês de maio após sete anos. A Prefeitura divulgou nota informando que vai continuar investindo para no local, onde está o famoso Hidroavião Jahu, que fez a histórica travessia com o comandante João Ribeiro de Barros há quase um ´seculo. Abaixo, texto do site AirWay, onde é possível ver a reportagem completa e outras fotos.

O prefeito de São Carlos (SP), Airton Garcia, e o presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, assinaram na quarta-feira (1) um protocolo de intenções para a reabertura do Museu Asas de um Sonho, conhecido também como “Museu da TAM”, que foi fechado em 2016. Segundo a prefeitura do município, o local será reaberto ao público em maio.

João Amaro e seu irmão Rolim Amaro, fundador da companhia TAM Linhas Aéreas (atual Latam Airlines Brasil) falecido em 2001, foram os idealizadores do museu. “Nosso acervo padece de maiores cuidados porque, mesmo preservado, sofre a ação do tempo e seria impossível manter sem o apoio do poder público”, disse o presidente da Associação Asas de um Sonho.

Em nota, a prefeitura de São Carlos informou a manutenção do museu exige um investimento de aproximadamente R$ 700 mil por ano. A despeito dos custos, a secretária de Trabalho, Emprego e Renda do município, Dani Favoretto Valenti, afirmou que, a princípio, não haverá cobrança de entradas para o acesso do público ao acervo.

“A nossa ideia, inicialmente, é abrir para visitação pública aos finais de semana com agendamento, com entrada gratuita. Também queremos estabelecer um calendário para a visitação de alunos das escolas públicas e particulares. Pretendemos reabrir o Museu até maio”, explicou a secretária.

Para o prefeito Airton Garcia, a reabertura do Museu Asas de Um Sonho é importante para a preservação da história da aviação brasileira e o setor turístico de São Carlos. “A cidade ganha, a região ganha, o Brasil inteiro ganha. No Museu há vários aviões históricos, usados por nossa Força Aérea na Segunda Guerra Mundial e aviões que representam a indústria brasileira. A reabertura vai movimentar o turismo em São Carlos.”

Secretário de Governo de São Carlos, Netto Donato, declarou que João Amaro também enviará para o Museu Asas de um Sonho uma coleção de tratores de seus acervo particular. “Ele vai criar um memorial do trator, vai expor tratores antigos como os números 1, 2 e 4 da Companhia Brasileira de Tratores, fora de outras marcas. Sem dúvida, essa reabertura é muito importante para o município em vários aspectos. Agradecemos também a colaboração da LATAM, fundamental para a reabertura do Museu com a gestão municipal.”

Embora tenha sido citada por Donato, a LATAM, em resposta ao AIRWAY, esclareceu “que o Museu Asas de um Sonho é uma associação independente e, portanto, (a companhia aérea) não tem participação nas tratativas com possíveis parceiros para reabertura do espaço.”

Inaugurado em 2006 no município de São Carlos, o Museu Asas de um Sonho era o maior museu aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea privada. A coleção fica guardada num hangar no aeroporto da cidade, onde também funciona o centro de manutenção da LATAM.

A coleção possui aeronaves clássicas que foram operadas pela TAM no passado, como os Fokker 27 e Fokker 100, e preciosidades como um Lockheed Constellation e antigos caças da Segunda Guerra Mundial, entre eles um F-4 Corsair da Marinha dos Estados Unidos e um P-47 Thunderbolt com as cores do grupo de caça “Senta a Púa!” da Força Aérea Brasileira.

LEIA REPORTAGEM COMPLETA NO SITE. CLIQUE AQUI

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias