Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Jaú vai ter ‘Dia D’ de vacinação contra gripe neste sábado

Aplicação será em todas as unidades de saúde das 8h às16h

14 de Mai 2021 - 12h:20 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: .

A cidade de Jaú  realiza neste sábado (15) o Dia D de vacinação contra a gripe – vírus influenza. Serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, professores, profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a 6 anos de idade. Ocorre das 8h às 16h em todas as unidades de saúde.

Para a realização da campanha contra a gripe sem conflito com a vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde decidiu concentrar os esforços neste sábado somente com um tipo de vacina. “Excepcionalmente não haverá vacina contra covid neste dia”.

ESTADO - Novo grupo de público alvo será definido nos próximos dias. No Estado, a expectativa é que a partir do dia 9 de junho possam ser vacinadas contra a gripe pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, e população privada de liberdade.

Covid-19

Pessoas infectadas com a covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a influenza. A aplicação também será adiada caso a pessoa tenha sido imunizada contra a covid-19 há menos de 14 dias ou se a segunda dose estiver agendada em menos de 14 dias.


ADESÃO

Adesão à Campanha de Imunização Contra o Vírus Influenza no Estado de São Paulo melhora, mas ainda está abaixo de 40% nos grupos iniciais. Meta é imunizar pelo menos 90% dos públicos da campanha.

Crianças, grávidas, puérperas e trabalhadores de saúde, que fazem parte da primeira etapa da campanha ainda poderão receber as doses nos postos, assim como os idosos e professores que entraram na segunda etapa.

Se você faz parte de algum destes grupos e ainda não se vacinou, vá até um posto de saúde mais próximo receber gratuitamente a dose do imunizante.

 O vírus Influenza pode causar síndrome respiratória aguda grave (SRAG) assim como o novo coronavírus e ambos podem levar à internação. A vacinação é importante pois, ao prevenir complicações da gripe e da COVID-19, as idas aos hospitais e o impacto no sistema de saúde também são reduzidas.

Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra COVID-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias