Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Diversidade é o grande tema da 5ª Semana Senac de Leitura Digital

Evento on-line com foco no poder transformador da leitura : Senac Jaú participa de atividade no dia 14

14 de Out 2020 - 14h:43 Créditos: Assessoria Senac
Crédito: Divulgação

Divulgada neste ano, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro e do Itaú Cultural, aponta que apenas 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses. Com o propósito de incrementar esse número, o Senac São Paulo promove a 5ª Semana Senac de Leitura, que ocorre entre os dias 13 e 17 de outubro de forma totalmente digital pelo seu canal do YouTube, no Microsoft Teams e nas redes sociais das unidades. A programação é gratuita e segue a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo.

Para o Senac São Paulo, assim como não existem barreiras para desenvolver novas habilidades profissionais que possam impulsionar um futuro mais próspero, a leitura é um bem precioso e transformador que pode estar presente em qualquer fase da vida, e de múltiplas maneiras. Por isso, como forma de levar e incentivar a leitura para todos, este ano o evento será on-line e contará com palestras e bate-papos relacionados a grupos minorizados, relações étnico-raciais, produções periféricas, representatividade, acessibilidade e biblioterapia. Na programação, os destaques são as produções de conteúdos acessíveis nas redes sociais, como debates, saraus, contação de histórias, oficinas de escrita e clubes de leitura.

Em parceria com as unidades Marília e Botucatu, o Senac Jaú participará diretamente do evento no dia 14, às 20h30, durante o bate-papo on-line Desafios do Ensino para Alunos com Deficiência Intelectual, com a presença de Lucilene Murdiga, docente do Programa Educação para o Trabalho e pedagoga especializada em deficiência intelectual psicopedagógica para profissionais de ensino especializado, e Daniela de Lourenço Ormeleze de Castro, também docente do Programa Educação para o Trabalho e pedagoga especializada em psicopedagogia institucional e clínica para educação especial.

Focado no compartilhamento de experiências dos alunos do Programa Educação para o Trabalho em um contexto de ensino remoto, o bate-papo terá ainda a participação de Carolina Montoro, Daniela Cristina Monteiro Perenette e Márcia Cristina Lopes Simeão, docentes do Senac Marília, e Juliana Brito, docente do Senac Botucatu. A conversa será transmitida pela plataforma Microsoft Teams, no link: https://bit.ly/SemanaSenacdeLeituraJaú.

Segundo a coordenadora da Semana Senac de Leitura, Cristiane Camizão Rokicki, o cenário atual reforça a importância do evento que visa estimular a prática da leitura, assim como elucidar questões relevantes para a sociedade em geral. “Desde sua criação, pensamos em realizar uma atividade capaz de abordar temas complexos e necessários com o maior número de pessoas, por isso, nada melhor do que uma conversa sobre diversidade na edição de 2020”, explica.

Para participar não há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em leitura e diversidade, seja para fins pessoais ou profissionais. A divisão dos temas centrais é dada de acordo com cada dia do evento: sendo diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional, respectivamente. Consulte a programação completa em www.sp.senac.br/semanadeleitura.


Destaques da programação:

Tema central: Diversidade de gênero

Atividade: Literatura e diversidade: o que precisamos aprender

No dia 13/10, das 19h às 20h30, com transmissão pelo YouTube do Senac São Paulo, a conversa será encabeçada por Thila Pedrozo Lima, socióloga e pesquisadora de educação inclusiva, do Senac Lapa Tito, que recebe um grupo envolvido com as questões da representatividade LGBTQIA+ para exaltar importância da literatura no debate sobre a diversidade. Entre os participantes estão Lino (André Felipe Lino de Jesus), escritor que usa a arte drag para contar suas histórias, Yuri Rebouças, cuja escrita evoca a pluralidade do universo LGBTQIA+, e Bielo Pereira, que trata de racismo e gênero e levanta boas notícias e ações durante a pandemia no canal no GNT e Cristiane Paulani, docente da unidade de Santo André. Graduanda em Letras pela FASB e graduada em Pedagogia pela Faculdade Anchieta. Coordena o projeto de acessibilidade à leitura e interpretação de textos Academia Magia da Leitura, vinculado à Associação BSGI.


Tema central: Inclusão

Atividade: Deficiência visual: muitas formas de ler o mundo

No dia 14/10, das 15h às 16h30, com transmissão pelo YouTube do Senac São Paulo, o docente Paulo Venâncio, da unidade Tatuapé, será o mediador da transmissão que aborda a escrita e a leitura sob a perspectiva da pessoa cega. Victor Caparica, um dos convidados, expõe sua vivência no universo da audiodescrição e como consultor-validador de roteiros, enquanto Marielle Falvo compartilha sua experiência com as tecnologias assistivas e sobre como galgou sua autonomia diante dos desafios da aprendizagem. Já Izete Malaquias, bibliotecária da unidade Aclimação e pesquisadora de soluções para a inclusão em ambientes de estudo, apontará caminhos para tornar as bibliotecas locais mais inclusivos, fazendo uso dos recursos tecnológicos.


Tema central: Minorias

Atividade: Mulher: leitura do mundo e seus desafios

No dia 15/10, das 15h às 16h30, Aurora Seles, docente do Senac Lapa Scipião, mediará esta transmissão com um grupo de mulheres que, tendo como pano de fundo a palavra, debaterão suas dificuldades e conquistas. Lígia Santos de Oliveira passeia por suas pesquisas que envolvem memória, identidade e os percalços vividos pela mulher negra, ao passo que a psicóloga Eunice Porto faz um contraponto entre as relações raciais e a interação com a saúde da mulher sob a óptica da leitura feminina. Aelita Graziela Gomes Madureira conta como a escrita e a leitura podem ser fortes aliadas em situações de sofrimento e dor. Transmissão no Youtube do Senac São Paulo. Isabela Cristina do Nascimento, graduada em Letras - português/espanhol e mestre em Estudos Literários, com foco na ficção brasileira contemporânea, pela Unesp. É professora de Redação e Língua Portuguesa, e possui um canal de resenhas literárias no YouTube e um perfil literário no Instagram, chamado Livro, Leve, Resenha.


Tema central: Direitos Humanos

Atividade: Literatura periférica: entre a realidade, a sala de aula e o vestibular

A literatura periférica passou a ser exigida nos principais vestibulares do país. Quais são os impactos desses textos nas reflexões sobre cultura, juventude e visões de mundo? A partir dos escritos de Carolina Maria de Jesus e Racionais MC’s, entre outros, o mediador Heitor Botan conduzirá um bate-papo no dia 16/10, das 15h às 16h30, transmitido pelo Youtube do Senac São Paulo. Como convidados estão Anna Magalhães, que trará provocações sobre como unir artes visuais e escrita, Carol Leocadio, Vitor Moreira e Yuri Cardozo, respectivamente, professores e aluno do Ensino Médio Técnico do Senac.


Tema central: saúde emocional

Atividade: Qual a importância da leitura na saúde emocional?

No último dia do evento, 17/10, das 11h às 12h30, com transmissão pelo YouTube do Senac São Paulo, Aurora Seles, docente da Instituição, pretende fazer da biblioterapia um caminho para a saúde emocional. Nessa missão, conta com Cristiane Camizão Rokicki, coordenadora da Semana Senac de Leitura, Sandra Assis Moura, bibliotecária que se dedica a projetos ligados à biblioterapia, o pesquisador e professor Gustavo Alves de Andrade, que irá expor como a educação, a leitura e novas experiências favorecem as conexões neuronais e, consequentemente, a saúde cerebral e a qualidade de vida, e André Pereira, professor, que traz sua experiência em projetos ligados à orientação educacional para situações desafiadoras: diversidade, fenômenos sociais, convivência e outros temas atuais.


Serviço:

5ª Semana Senac de Leitura

Data: de 13 a 17 de outubro de 2020

Programação completa: www.sp.senac.br/semanadeleitura.

 

Senac Jaú

Endereço: Rua São Sebastião, 145 - Chácara Braz Miraglia, Jaú/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/jau

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias