Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Março Lilás: especialista do HAC orienta a manter exame de Papanicolaou em dia

Teste é uma importante ferramenta para o rastreamento de lesões precursoras do câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais comum entre as brasileiras

15 de Mar 2021 - 17h:46 Créditos: Assessoria. HAC
Crédito: Dr. Lenira

“A pandemia não é desculpa para não fazer o teste de Papanicolaou”, afirma a ginecologista do Hospital Amaral Carvalho (HAC) Lenira Mauad. O lembrete da médica sobre o exame que detecta o câncer do colo do útero é um reforço da campanha nacional celebrada neste mês, o Março Lilás.

A mobilização alerta para o terceiro tipo de câncer mais comum entre as brasileiras – o segundo mais frequente entre os tumores ginecológicos. A doença é causada pela infecção por alguns tipos do HPV (Papilomavírus Humano), transmitidos pelas relações sexuais. “Esse tipo de infecção é muito comum, mas, em algumas mulheres, o HPV  pode causar alterações nas células dos órgãos genitais, principalmente no colo do útero, e com o tempo, se não detectadas e tratadas,  podem evoluir para câncer. O teste de  Papanicolaou é uma importante ferramenta na detecção dessas lesões precursoras do câncer do colo do útero que são curáveis na maioria dos casos”, explica Lenira. 



Quando fazer o Papanicolaou?

Mulheres que já tiveram relações sexuais, especialmente a partir dos 25 anos, devem fazer o Papanicolaou periodicamente. Após dois exames com resultados normais, a coleta pode ser espaçada com intervalo máximo de três anos. “Infelizmente, ainda há muitas mulheres que passam quatro, cinco anos sem fazer o exame, e acabam detectando lesões em estágio mais avançado”, lamenta a profissional do HAC.

Lenira afirma ainda que, por conta da pandemia, muitas mulheres deixaram de procurar atendimento médico ou realizar o exame. “Isso não pode acontecer. Temos um teste eficiente, gratuito, disponível nos postos de saúde”.

No Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do HAC, as jauenses podem agendar um horário pelo telefone (14) 3602-1241 para fazer o Papanicolaou com segurança, já que no local estão sendo mantidas todas as medidas de precaução contra a COVID-19.

   Em 25 anos de atuação, o serviço atendeu mais de 64 mil mulheres. “Nossa experiência e dados mostram que o diagnóstico precoce garante quase 100% de cura. Hoje, a taxa de mortalidade das mulheres rastreadas pelo programa é praticamente zero”, destaca a médica.


Prevenção desde a infância

No Brasil, desde 2014, o Ministério da Saúde incentiva a prevenção desde a infância, antes do início da vida sexual, com a aplicação da vacina contra o HPV. Meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, podem ser vacinados gratuitamente nos postos de saúde. “Mas a procura ainda é baixa. É importante que os pais ou responsáveis autorizem e incentivem a imunização. É mais uma forma de evitar a infecção pelo vírus e reduzir as chances do desenvolvimento do câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas”, completa.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias