Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Educação no Trânsito, da Eixo-SP, vai passar por escola de Jaú na quinta-feira

Iniciativa faz parte da programação preparada pela Eixo SP para a campanha Maio Amarelo

15 de Mai 2022 - 09h:00 Créditos: Assessoria Eixo-SP
Crédito: .

Cinco escolas municipais receberão a visita da Caravana Renovarte - Educação no Trânsito. O projeto faz parte da programação Maio Amarelo da Eixo SP Concessionária de Rodovias. A caravana passará por Piracicaba, São Carlos, Bauru, Jaú e Marília com o objetivo de chamar a atenção dos alunos para a importância da segurança no trânsito. A proposta tem como foco os alunos da faixa etária de 6 a 10 anos. A escola em Jaú será visitada na quinta-feira

A primeira escola a ser visitada será a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Adolfo Basile, de Piracicaba. A caravana estará na escola nesta segunda-feira (16). Na terça, o projeto estará em São Carlos, na Escola Municipal de Educação Básica Professora Angelina Dagnone de Melo. Na quarta, será a vez dos alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Professor José Romão, em Bauru, receber a visita da caravana. Na quinta, o projeto passa por Jaú, na Escola Municipal de Educação Fundamental Maria de Lourdes Camargo Mello. E na sexta, a caravana encerra o giro na Escola Municipal de Educação Fundamental Nelson Gabaldi, em Marília. Em todas as escolas, as atividades serão realizadas no período da manhã e à tarde (confira os horários abaixo).

Os alunos serão divididos em dois grupos, que terão atividades simultaneamente. Um grupo permanece em sala de aula para acompanhar e participar de quatro esquetes cênicas com temáticas relacionadas ao trânsito, como regras, segurança, atenção e paciência. Enquanto isso, o outro grupo irá para o pátio da escola onde terá performance mágica "Não tem truque no trânsito", seguida do espetáculo teatral "Amigos do Baobá em: De quem é a rua?".


Atitudes que salvam vidas

A performance abordará de maneira interativa, com brincadeiras e truques de mágica, os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito. A dinâmica tem como proposta ensinar as crianças que um trânsito seguro é feito de atitudes. Sem mágica, sem truques, mas com muita consciência e responsabilidade.

Já a peça teatral utilizará bonecos e atores para abordar temas como mobilidade urbana e responsabilidade no trânsito. O espetáculo usará linguagens do teatro de bonecos, teatro de sombras e animação audiovisual para contar as histórias e interagir com o imaginário das crianças.

Encerradas as atividades, os alunos vão para um intervalo e, em seguida, quem estava na sala de aula vai para o pátio e quem estava no pátio vai para a sala de aula para que todos os alunos possam participar de todas as atividades. Tanto na sala de aula quanto no pátio, a duração das atrações é estimada em 1h20.

Após o intervalo, enquanto os alunos acompanham o espetáculo e os esquetes, os professores serão convidados a participar do workshop Semear, de valorização da educação e de seus profissionais como ferramentas de transformação.

O estímulo à conscientização das crianças para a importância do respeito às leis de trânsito será reforçado com outras atrações, como totem instagramável para os alunos tirarem fotos, filtros para postagens no Instagram e Facebook, distribuição de revistas interativas com atividades que destacam a necessidade da educação no trânsito para a construção de um mundo mais seguro.


Agentes multiplicadores

De acordo com Maurício Góes, Relações Institucionais da Eixo SP, investir na educação das crianças é a chave para a formação de adultos mais conscientes e responsáveis. "Tenho certeza que, após a passagem da caravana, as crianças terão aprendido a importância de andar sempre pela calçada, de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, de atravessar sempre na faixa de segurança ou, na falta dela, de utilizar passarela. Além de reconhecerem a importância e o significado do semáforo para veículos e pedestres", afirma.

Maurício cita ainda que as crianças são ótimos agentes multiplicadores dentro das famílias, pois comentam com os pais o que aprenderam e cobram deles o respeito às regras de trânsito, tanto como pedestres quanto como motoristas. A Eixo SP é patrocinadora da ação da Caravana Renovarte - Educação no Trânsito dentro da programação da campanha Maio Amarelo.

 

Programação

Data: 16/5

Local: Piracicaba – EMEIF Adolfo Basile

Data: 17/5

Local: São Carlos – EMEB Professora Angelina Dagnone de Melo

Data: 18/5

Local: Bauru – EMEF Professor José Romão

Data: 19/5

Local: Jaú – EMEF Maria de Lourdes Camargo Mello

Data: 20/5

Local: Marília – EMEF Nelson Gabaldi

O horário será igual em todas as escolas. No período da manhã, das 7h30 às 11h. E no período da tarde, das 13h30 às 17h.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias