Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Em época de coronavírus, saiba o que comer e o porquê

Nutricionistas do Grupo São Francisco indicam alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

16 de Abr 2020 - 11h:26 Créditos: Divulgação
Crédito: Divulgação

Primeiro um esclarecimento. Não existem evidências científicas de que algum alimento ou dieta impeça alguém de contrair o novo coronavírus. Mas há base científica que mostra que uma pessoa sadia, com bom sistema imunológico, tem mais facilidade em reagir a quadros infecciosos, o que é o caso da Covid-19. Por isso, uma alimentação saudável é ainda mais importante neste momento de pandemia. Sendo assim, é importante saber o que comer e o porquê. Duas nutricionistas do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, dão dicas de alimentos para estar no cardápio e também como fazer a compras e higienizar os produtos. 

A boa notícia é que, um cardápio saudável, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, já é muito comum no dia a dia do brasileiro, conta a nutricionista Aline Miguel Gonçalves de Oliveira. É perfeito um café da manhã com pão integral e suco de laranja ou leite; almoço com o tradicional arroz e feijão, frango  ou peixe ou carne vermelha, e salada de folhas verdes temperadas com limão e suco de goiaba para acompanhar. E, no jantar, uma sopa com cenoura, chuchu, abóbora, ervilha e espinafre, por exemplo. A nutricionista Adriana Martinhão complementa, ressaltando que o ideal é comer feijão pelo menos uma vez ao dia. E, como ainda está bastante calor, sugere também consumir limão espremido na água, já que a fruta é refrescante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Nos lanches, muita fruta, como manga, abacaxi e mamão. “E, se puder, duas castanhas-do-Brasil, aquela conhecida como castanha-do-Pará. É rica em selênio, que possui ação antioxidante e auxilia diretamente na proteção e fortalecimento da imunidade. Duas unidades de castanha ao dia são suficientes para suprir essa necessidade”, frisa Aline. E, por outro lado, ela lembra que é necessário reduzir o consumo de alimentos processados e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. “O ideal é aumentar a quantidade de alimentos in natura ou minimamente processados”, ensina.

Outro alimento recomendado por Adriana Martinhão é a aveia, por possuir fibra betaglucana, que participa da ativação das células que combatem vírus. O ideal, conta, é de uma a duas colheres de sopa por dia e pode ser consumida com uma fruta, com iogurte ou em forma de mingau.  Além da alimentação, uma boa hidratação é importante, lembra ela. “Água é essencial para o transporte e absorção das vitaminas e minerais que consumimos. Se ingerimos um nutriente e ele não chegar até a corrente sanguínea, não teremos os benefícios do mesmo”, detalha.


Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 185 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 179 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias