Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

CEI da Covid em Jaú vai transcorrer 'escondida' da população, decide vereador Moretti

A pergunta que fica é: será que a CEI da Covid criada para averiguar os gastos na pandemia do governo Rafael Agostini vai resvalar na atual administração?

16 de Jun 2021 - 16h:21 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Vereadores da comissão que investiga aplicação de recursos da pandemia

Quando o clamor da população era para que as sessões da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Covid na Câmara de Jahu fosse transmitidas ao vivo pela TV Câmara, o presidente decidiu esconder ainda mais as investigações. O objetivo é buscar transparência nos gastos com a pandemia, mas isso será feito de forma sigilosa. O trabalho de apuração não vai ser ás claras.

Foi a própria assessoria da Câmara que informou a decisão tomada pelo presidente da CEI, o vereador Maurílio Moretti. Em nota enviada à imprensa, o legislador que defendia transparência na gestão de Rafael Agostini e que cresceu perante a opinião pública por causa de sua postura combativa, agora, aliado do prefeito Ivan Cassaro, mostra-se menos incisivo. A pergunta que fica é: será que a CEI da Covid criada para averiguar os gastos na pandemia do governo Rafael Agostini vai resvalar na atual administração?

Abaixo a nota da Câmara

O vereador Maurílio Moretti decretou, no fim da manhã de segunda (15/06), sigilo absoluto ao trabalho de investigação da Comissão Especial de Inquérito aberta na Câmara de Jahu para apurar a utilização de recursos públicos no combate à Covid-19 no município. Com a decisão, todos os documentos anexados ao processo, assim como os depoimentos de novas testemunhas, não serão tornados públicos até que o relatório final seja concluído.

De acordo com o presidente da Comissão, Maurílio Moretti, a medida foi tomada com o propósito de garantir a lisura do processo e evitar o vazamento de informações que possam atrapalhar as investigações. “Chegaram até mim relatos de que pessoas que integram a lista de testemunhas a serem ouvidas pela CEI estariam sendo procuradas por terceiros, por pessoas que não integram a Comissão, então, pra evitar qualquer tipo de prejuízo ao trabalho sério que nós estamos desenvolvendo, optei por decretar o sigilo”, explica o parlamentar.  

Ainda segundo Moretti, a decisão de não abrir ao público os novos passos da CEI contou com o apoio de 4 (quatro) dos 5 (cinco) membros da Comissão, que além do presidente, é composta pelos vereadores Mateus Turini (relator), Chico Quevedo (secretário), Fábio Souza e Leandro Passos.

Os trabalhos da CEI foram iniciados no dia 10 de março deste ano e já estão na segunda metade dos 180 dias previstos para o encerramento das investigações. Desde então, os vereadores têm se reunido semanalmente para tratar de questões relativas à investigação do uso de recursos públicos, estaduais e federais, no combate à pandemia nos anos de 2020 e 2021. Recentemente, os vereadores também incluíram na pauta de temas a serem apurados possíveis inconsistências na lista de pessoas vacinadas em Jahu.

Em princípio, o relatório final da Comissão Especial de Inquérito sobre a Covid-19 em Jahu deve ter a sua redação concluída até o dia 10 de setembro deste ano.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias