Menu
Terça, 19 de março de 2024

Projeto Vila Nova Horta Comunitária realiza documentário

'Eu tenho água, eu tenho sol, eu tenho resto de resíduos de madeira, porque não construir uma horta urbana', Carolina Panini

17 de Mai 2022 - 08h:22 Créditos: Assessoria Caçambaria
Crédito: Divulgação

O Projeto Vila Nova Horta Comunitária o qual prevê a produção de verduras orgânicas destinadas aos catadores de recicláveis realiza documentário narrando todas as etapas do processo do projeto.   

O objeto do doc é ensinar as pessoas a produção de hortas em quaisquer espaços, estimulando o plantio e a produção familiar, de maneira sustentável e livre de agrotóxicos. Nele, tem dicas e sugestões sobre a elaboração de hortas verticais com a utilização de resíduos sólidos recicláveis. O objetivo é incentivar essa prática na comunidade.    

Nando Reis

O doc tem os depoimentos da empreendedora Carol Panini, de todos os participantes do processo de formação e construção da horta e a participação mais do que especial do cantor e compositor Nando Reis que fala da importância da pluralidade e diversidades de cultura da natureza. 

"Agora mais velho tenho a consciência que a monocultura ela não é natural. A nossa ação se dá no  micro-crosmo, ao nosso entorno, seja no jardim da sua casa ou como eu que tem um pouco mais de terra, de preservar, de diversificar" Nando Reis 

Clica no link e acompanhe: 

https://www.youtube.com/watch?v=g2TLJukx0Wg&t=728s


CATADORES DE RECICLÁVEIS E BOLSAS PARA O COLÉGICO AGRÍCOLA DE JAÚ 

Conforme dito, os  alimentos produzidos nessa horta serão destinados aos catadores de recicláveis de Jaú, mediante  cadastramento a ser realizado ao final da campanha. O projeto oferece também  bolsas de estudos a alunos do Colégio Agrícola de Jaú.   

Selecionada em edital de Benfeitoria por meio do Fundo Todo Cuidado Conta que tem a parceria de empresas como Droga Raia e Drogasil, a iniciativa partiu da gestora cultural Carolina Panini, autora do projeto selecionado.  

"A Caçambaria foi selecionada no edital da Benfeitoria. O projeto  tem como propósito tornar melhor  a vida das pessoas . Apresentamos o projeto da horta comunitária, que é uma parceria com os alunos do Curso de Agroecologia do colégio Agrícola de Jaú", diz Carolina.   

O projeto também criou meliponário, composto por caixas apropriadas de madeira para abrigarem as abelhas sem ferrão, responsáveis pela polinização além de prever a compra de um equipamento que tritura madeira (não utilizada pela Caçambaria) para que se transforme em substrato na composição da compostagem (adubo natural a ser utilizado na horta).  


  

PRIMEIRAS SEMENTES EM MARÇO  

No sábado dia 05 de março foram plantadas as primeiras sementes da nossa horta comunitária!!! Realizada através do projeto "Vila Nova Horta Comunitária" viabilizada através do Fundo Todo Cuidado Conta e da @Benfeitoria   

Anexo o registro da primeira mobilização feito pelos olhos da fotografa Sandra Pinheiro. O Plantio contou com a orientação dos alunos da ETEC Agrícola de Jaú,  estagiários do projeto e alunos do curso de Técnico Agropecuária.  


  

CAMPANHA   

Cerca de 155 pessoas de diversos estados do país contribuíram com  o total de aproximadamente R$ 47 mil para colocar em prática o  projeto de horta comunitária e outras benfeitorias destinadas à Vila Nova Horta  Comunitária Caçambaria.    

Jaú foi a cidade com o maior número de contribuições. São Manoel, Dois Córregos , Pratânia, Barra Bonita, Botucatu, Rio  Claro, São José dos Campos, São Paulo, Bauru, Nazaré Paulista,  Caraguatatuba,  Itaí, Sumaré, e Campinas, foram as cidades paulistas que contribuíram. Municípios da Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul também estão na lista de doações.  

A Caçambaria fica na rua Tenente Lopes, 1569, na Vila Nova, em Jaú.  

Telefone : (14) 3416-3720  

www.cacambaria.com.br  

@caçambaria  

widget de mídia

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias