Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Alunos de faculdade de medicina realizam doação de papel reciclável para cooperativa

Em mais uma ação do Trote Sustentável, alunos da Unoeste Jaú arrecadaram mais de 4 toneladas de papel reciclável

17 de Nov 2021 - 09h:33 Créditos: Assessoria Unoeste
Crédito: Todo o material foi doado à Associação de Catadores de Reciclagem do município (Recicla Jaú) (Foto: Cedida)

Em continuidade ao papel de incentivadora e colaboradora de práticas de sustentabilidade e ações de responsabilidade social, a Unoeste por meio de mais uma atividade do Trote Sustentável do curso de Medicina de Jaú, doou mais de 4 toneladas de papel e papelão à Associação de Catadores de Reciclagem do município (Recicla Jaú).

Isabel Claro é fundadora do Recicla Jaú, ela conta que a doação veio em ótima hora e ajudou muito a cooperativa. “Por conta da pandemia as coletas estavam bem reduzidas, o que deixou a situação dos 11 associados bem delicada, pois são 11 famílias que dependem dessa renda da coleta seletiva. Felizmente, com a doação da universidade, que já veio separada e extremamente organizada, nós tivemos apenas o trabalho de efetuar a venda dos papeis e distribuir o valor entre os associados”.

De acordo com o idealizador do projeto e coordenador do curso de Medicina, Dr. José Oliveira Filho, além dos benefícios sociais, outra perspectiva da questão é o benefício ambiental decorrente da reciclagem e da reutilização de papel.

“Um dos principais objetivos do Trote Sustentável é de que os estudantes durante a formação médica aprendam também a importância do não desperdício, tanto do papel, como dos demais recursos da natureza. Dessa forma, além de excelentes profissionais, se tornarão indivíduos comprometidos com o meio ambiente. Afinal, é preciso desenvolver o hábito das práticas sustentáveis para que elas estejam sempre presentes no nosso dia a dia”, pontua.

Segundo a professora responsável pelo projeto, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, além de integrar os novos alunos com a comunidade acadêmica, as atividades contribuem com o meio ambiente e ajudam toda a população. “As ações do Trote Sustentável, assim como as demais atividades de extensão realizadas durante a graduação, visam também aproximar a comunidade de Jaú com a Unoeste, pois a faculdade também está aqui para contribuir com a cidade”, explica.

A professora destaca o comprometimento dos alunos nessas atividades. “Os estudantes estão cada vez mais engajados com as práticas sustentáveis e isso nos mostra que estamos no caminho certo e que o projeto tem atingido seu objetivo com sucesso”, finaliza.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias