Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Produtora de Bauru lança espetáculo on-line sobre folclore brasileiro e diversidade

Peça de teatro ‘Os causos do Zé Barbado’ é a nova obra infantil da Cia. Camarim

17 de Nov 2021 - 17h:27 Créditos: Assessoria Cia. Camarim
Crédito: .

A  produtora artística Cia. Camarim, atuante no interior paulista há 17 anos, estreia neste dia 22 de novembro um projeto infantil de turnê teatral filmada. O espetáculo de bonecos “Os causos do Zé Barbado”, que narra as aventuras de um pescador com lendas da cultura popular brasileira, será disponibilizado de forma gratuita no canal do Youtube da companhia, como realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via ProAC ICMS e com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil.

A peça, que contou com uma versão presencial em período anterior à pandemia de covid-19, teve sua composição adaptada para seguir com as apresentações nas plataformas digitais. A montagem cênica renovou detalhes do cenário e do figurino para viabilizar o roteiro em teatro on-line, preservando a inspiração artesanal que é a marca estética da Companhia.

O objetivo do novo projeto infantil, conforme explica Bruno Wan-Dick, líder da Cia. Camarim e diretor do espetáculo, “é retomar o contato com as crianças através de estórias que divertem e as aproximam da nossa cultura”.

No espetáculo filmado, o protagonista Zé Barbado supera situações de preconceito e bullying com a ajuda de figuras do folclore brasileiro. Após ter seu rosto queimado ao montar por engano a mula sem cabeça, o pescador se refugia nas matas entristecido com a discriminação dos moradores. Ao conhecer personagens tão singulares como a iara, o boitatá, o saci e a cuca, Zé Barbado descobre e compartilha estórias bem-humoradas sobre suas peripécias nas vilas que encontra pelo caminho.

O conteúdo do espetáculo tem classificação livre e ficará disponível no canal da Cia.Camarim por um período inicial de três meses. Uma coleção de livros com os relatos de Zé Barbado e seus amigos do folclore brasileiro também está em processo de produção para um lançamento próximo.


Ficha Técnica

Espetáculo: Os causos do Zé Barbado

 Tema: Diversidade, preconceito e bullying

 Gênero: Lendas e mitos, teatro de bonecos

 Conteúdo: Folclore brasileiro

 Classificação: Livre

 Público-alvo do projeto: crianças de 5 a 12 anos

 Texto e direção: Bruno Wan-Dick

 Produção: Cia. Camarim

 Produção cinematográfica: Síntese Filmes

 Estúdio: TV UNESP ProAC ICMS

Youtube Cia. Camarim: https://www.youtube.com/ciacamarim

 Facebook Cia. Camarim: https://www.facebook.com/ciacamarim

 Instagram Cia. Camarim: @ciacamarim

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias