Menu
Quarta, 03 de março de 2021

Cinco razões para estudar medicina em 2021

Após a formatura, seja para uma graduação em medicina no Brasil ou no exterior, um amplo leque de oportunidades para um futuro emprego surge na área

18 de Fev 2021 - 07h:32 Créditos: Redação
Crédito: A Covid-19 destacou o papel vital dos sistemas de saúde. O mundo enfrenta uma escassez de mais de 7 milhões de profissionais de saúde qualificados hoje, e esse número deve crescer para quase 13 milhões até 2035.

Existem muitos motivos que levam as pessoas a escolher a carreira de medicina, desde uma vocação pessoal até um ganho financeiro elevado. Quer seja pela primeira escolha ou pela opção do diploma por um padrão de vida melhor, estudar medicina é um compromisso de longo prazo e uma decisão de grande responsabilidade, que não deve, de forma alguma, ser tomada levianamente.

Veja então cinco razões convincentes pelas quais você deve escolher estudar e trabalhar na área da saúde em 2021:

1.  Como médico, você terá diversas oportunidades de carreira

Após a formatura, seja para uma graduação em medicina no Brasil ou no exterior, um amplo leque de oportunidades para um futuro emprego surge na área. São mais de 60 especialidades à sua escolha, por isso não faltarão opções. 

Você pode exercer a medicina em hospitais ou outras instalações de saúde, laboratórios de pesquisa ou fazer parte do departamento médico de outras áreas profissionais. Existem graduados em medicina que trabalham em gestão de saúde em outros setores ou contribuem com trabalhos jurídicos voltados para a verificação dos erros médicos e a defesa dos direitos dos pacientes. 

Não se preocupe se você não se vê como um futuro pediatra ou cirurgião. Como estudante de medicina, você tem seis anos para decidir qual é a área que se encaixa melhor. Como a medicina é um campo amplo, você pode escolher uma subdisciplina que se concentre em pesquisa, por exemplo, pois neste momento a busca por novos tratamentos e pela cura de doenças é fundamental. 

2.  Os médicos estão em alta demanda

A Covid-19 destacou o papel vital dos sistemas de saúde. O mundo enfrenta uma escassez de mais de 7 milhões de profissionais de saúde qualificados hoje, e esse número deve crescer para quase 13 milhões até 2035. 

Obviamente, a pandemia apenas ressaltou o papel vital dos sistemas de saúde e como a falta de profissionais treinados pode colocar países inteiros de joelhos. Olhando para além da crise atual, os médicos precisarão estar mais bem preparados para a prática clínica.

Não são apenas os países de baixa e média renda que terão déficit de profissionais de saúde. A demanda por médicos também é alta em países de alta renda como os Estados Unidos, por exemplo. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, o emprego para enfermeiras e médicos deverá crescer entre 7 e 12% até 2028. 

Muitos países da União Europeia que proibiram ou restringiram o emprego de cidadãos estrangeiros não aplicam esta decisão aos médicos. A necessidade de profissionais de saúde é tão grande que, na maioria das vezes, os alunos de medicina conseguem emprego logo após a formatura.

3. Encontre empregos em Medicina em qualquer lugar do mundo

Em todo o mundo, existe uma grande uniformidade de conhecimento e prática médica. Isso significa que, ao se formar em uma faculdade no Brasil ou em qualquer país vizinho, você pode encontrar um emprego e trabalhar em hospitais de vários lugares do mundo. Isso não se aplica a muitas outras profissões.

Uma coisa a ter em mente é que a fluência em um outro idioma é muito importante, pois é essencial uma perfeita comunicação com pacientes e equipe. Então, se você estuda medicina na Argentina, por exemplo, terá mais facilidade de adaptação em países como a Espanha, que inclusive oferece ótimas oportunidades para profissionais graduados nas faculdades de medicina argentinas. Mas se você decidir estudar no exterior, verá que aprender a língua oficial faz parte dos estudos de medicina ou está entre os requisitos de admissão. 

4.  Carreiras na área de saúde oferecem altos salários e segurança no trabalho

Outro motivo pertinente para a escolha da carreira de medicina é a estabilidade que você desfrutará após a formatura. Essa razão é ainda mais considerável em países onde a recessão é um problema e onde os jovens lutam para encontrar um emprego.

Também é preciso considerar os altos salários dos profissionais de saúde. Embora esta não deva ser a única causa pela qual você escolheu estudar medicina, é impossível ignorá-la. O motivo pelo qual os médicos têm salários elevados, ou ao menos acima da média, é a importância e a responsabilidade do seu trabalho e a alta demanda por profissionais qualificados.

Um tema comum entre os profissionais médicos que também serve para justificar essa remuneração é o estresse, as noites sem dormir, os plantões noturnos e a impossibilidade de passar mais tempo com a família e amigos.

5.  Aliviar a dor e o sofrimento das pessoas

Não há nada melhor do que ver as pessoas alegres e saudáveis, ainda mais se você pode fazer parte deste processo. Saber que você desempenha um grande papel na restauração da saúde e no alívio da dor é talvez a razão mais forte e importante pela qual tantas pessoas optam por uma carreira na medicina. 

É muito fácil para os pacientes ficarem desesperados e sofrerem, mesmo que a doença possa ser curada, ou eles apenas tenham que passar por uma pequena intervenção cirúrgica. É aqui que um ótimo médico pode usar sua empatia e habilidade pessoal para fazer a diferença. Nestes momentos, você se lembra por que decidiu trabalhar com medicina em primeiro lugar, e se sente realizado.

Muitos médicos e equipes médicas confessam que as interações com pacientes e familiares os tocam profundamente e, muitas vezes, mudam a maneira como vêem sua profissão ou até mesmo as prioridades de suas vidas.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias