Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Metade de Jaú não 'dá bola' pra pedido do prefeito e vai pra rua no domingo

.

18 de Mai 2020 - 16h:54 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: .Beto Pena entrega proposta de reabertura ao prefeito em reunião com integrantes do Conselho de Desenvolvimento

O prefeito Rafael Agostini queria taxa de isolamento de 60% no domingo (17/05), mas o cidadão não deu bola para o pedido e foi às ruas quase como se fosse um dia de semana. O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo apontou o índice de 49% em Jaú, bem abaixo do que o prefeito considera ideal para pensar numa retomada gradual das atividades.

O índice foi pouco melhor do que nos dias anteriores. Na sexta a taxa era de 46%, mas caiu para 44% no sábado. Ou seja, de cada 10 cidadãos jauenses seis foram pra rua no sábado e cinco no domingo. Na média, o índice de Jaú é de 46,5%.

Casos crescentes - Sobre esse índice, o secretário de Desenvolvimento de Jaú e integrante do comitê gestor do coronavírus cidade, Carlos Alexandre Ramos (Kakai), disse que é “lamentável” e alertou. “Os casos estão disparando”.  

De fato, no boletim de domingo os caos suspeitos estavam em 72 na cidade – pela média dos casos confirmados anteriormente, isso leva a crer que destes 72 algo em torno de 20  25 sejam anunciados como positivos a partir de hoje. Até sexta-feira a cidade tinha 106 casos confirmados de covid-19 e duas mortes.

CLIQUE AQUI E VEJA NOTICIA ATUALIZADA AS 20H DA NOITE COM OS NUMEROS DE JAÚ


Lockdown - O prefeito dizia ser inaceitável índice menor do que 60% aos domingos. Por isso chegou a falar em “lockdown” na cidade para tentar baixar o contágio do coronavíris.A taxa é uma das piores na região, levemente acima de Bauru. No Estado, a taxa continua baixa, o que tem levado o governador João Dória a pensar em antecipar feriados para diminuir  circulação de pessoas.

Plano do Sincomércio – Na última sexta-feira, dia 15, o presidente do Sincomércio de Jaú, José Roberto Pena, entregou ao prefeito em reunião no Gabinete de Rafael Agostini um plano para reabertura gradual do comércio em Jaú. Também se falou no encontro da necessidade de criar o Conselho Gestor de Crise do Coronavírus, formado pelo poder público, empresários e autoridades da saúde.

A proposta é uma “sugestão”, segundo Carlos Ramos, mas não se sabe quando poderá ser colocada em prática. Até o dia 31 de maio decreto estadual estabelece quarentena no Estado. Em Jaú foi adotada uma flexibilização, com as lojas atendendo a meia-porta no chamado “delivery” ou “drive thru”.

A proposta do Sincomércio traça estratégias para uma retomada da economia de forma gradual e por segmentos. Estuda-se horários diferenciados para cada segmento para evitar aglomeração em transporte coletivo. Também se estudam protocolos de segurança e formas de evitar aglomeração nos estabelecimentos comerciais.

A expectativa é que a retomada possa ocorrer a partir de 1 de junho, quando termina o prazo previsto no decreto em vigor. Essa data, no entanto, pode ser ampliada pelo governo do Estado, tendo em vista o crescente número de covid-19.

Estavam presentes na reunião com o prefeito os representantes do Sincomércio de Jaú (José Roberto Pena – Presidente), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Jahu (Carlos Alexandre Ramos, presidente; Geraldo Paghete, OAB; Carlos Morelli, Diretor do Sescon/SP Regional de Jaú), da Câmara Municipal de Jahu (vereadora Cléo Furquim).

widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias