Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Fatores que podem impedir a venda do seu imóvel em Jaú

Pode parecer óbvio recomendar isso, mas é de suma relevância que se faça uma boa propaganda a respeito da venda do imóvel em questão

18 de Ago 2020 - 16h:34 Créditos: .
Crédito: .

Comprar casa em Jaú e vender casa é um processo complexo, que envolve uma série de elementos. Se tudo não for bem feito e organizado, as partes envolvidas podem ter uma série de problemas e a transação pode até mesmo ficar emperrada, parada, travada. Desse modo, é essencial que se saiba tudo aquilo que pode resultar no impedimento da venda de um imóvel.

A venda de imóveis é um processo que está carregado de burocracias, dado que é preciso se apresentar um conjunto de documentos, certidões, processos judiciais que comprovam tudo aquilo que está em consonância com a propriedade a ser vendida. Observe adiante os fatores que podem prejudicar a venda de um dado imóvel.

1.Existência de dívidas

Um dos fatores mais sérios que impedem a venda de um imóvel é a existência de dívidas. Em outras palavras, se houver inadimplência, ou seja, se existir algum pagamento em aberto isso pode culminar em um contingente de irregularidades que acabam por anular o processo de negociação do imóvel.

Esse é o tipo de situação que pode acontecer se porventura o vendedor possuir algum débito em aberto no ato da negociação ou inadimplência pertinente ao imóvel, sobretudo se essa dívida por relacionada com impostos.

2.Não obter as certidões negativas

As certidões negativas nada mais são do que documentos que servem para comprovar as regularidades requeridas ao vendedor, ao comprador e igualmente com o imóvel para viabilizar o processo de negociação. 

Essa modalidade de documento irá exibir, a nível de exemplo, se o dono do imóvel possui algum processo judicial e está comercializando o imóvel para quitar a dívida, isso acaba transformando a venda em um negócio inviável e travando a negociação.

Sendo assim, é fundamental averiguar todas as certidões negativas antes de se fechar um negócio e, com isso, se reduz a probabilidade de ocorrerem problemas com a venda. Caso alguma dessas certidões por positiva, podem existir riscos expressivos com a aquisição do imóvel.

3.Deixar de realizar uma propaganda da venda

Pode parecer óbvio recomendar isso, mas é de suma relevância que se faça uma boa propaganda a respeito da venda do imóvel em questão. Afinal, se ninguém souber da existência do seu imóvel e que ele está à venda, você certamente encontrará problemas para vender. Não tem como alguém comprar um imóvel que não sabe que está sendo vendido.

Sendo assim, é muito importante apostar em uma divulgação de qualidade, a fim de assegurar que as pessoas saibam que o imóvel está à venda, possam entrar em contato e começar uma negociação para poder adquirir o imóvel.

4.Não efetuar consertos no imóvel

Outro fato que pode atrapalhar a venda de um imóvel é que o dono não faça nenhum tipo de reparo, seja porque não quer ficar gastando dinheiro, seja por uma questão de negligência mesmo. 

Isso vai fazer com que o apartamento à venda não se encontre em um bom estado de conservação, o que vai prejudicar consideravelmente o processo de negociação.

Realizar reparos no imóvel pode valorizá-lo muito mais e viabilizar mais facilmente a venda caso hajam algumas melhorias pontuais, como, por exemplo, consertos nas instalações elétricas e/ou hidráulicas, dar uma nova mão de pintura, entre outras coisas.

5.Aplicar valores fora da realidade do mercado

Frequentemente, pessoas que não trabalham no mercado imobiliário não sabem a respeito dos valores envolvidos na venda de um imóvel e, por essa razão, aplicam valores que estão fora da realidade da sua propriedade. Em outras palavras, muitas vezes os donos de imóveis cobram um preço muito maior do que a propriedade efetivamente vale, com o intuito de sair ganhando mais com essa transação.

Por conta disso, acaba que essa pessoa, por estar cobrando um valor mais elevado do que o habitual, não receba uma proposta de compra e não venda o seu imóvel.

6. A existência de processos judiciais

Uma vez que a propriedade pode ser utilizada como garantia de pagamento de multas, indenizações, empréstimos, entre outras dívidas, as pessoas que tem vontade de vender seu imóvel precisam prestar muita atenção quanto aos processos judiciais.

A partir do momento em que passou a vigorar a Lei Federal 13.097/2015, também chamada de Lei da Matrícula, processos na Justiça só afetam a venda quando o processo em questão está registrado na matrícula do imóvel. Do contrário, a propriedade pode ser vendida ou alugada sem maiores problemas.

Por esse motivo, o proprietário precisa se certificar de que não esteja presente na matrícula nenhum tipo de ação judicial.

7.O bem fazer parte de um inventário

Não existe nenhum impedimento legal para a venda de uma propriedade que esteja em processo de inventariado ainda não encerrado. Contudo, há algumas normas que necessitam ser cumpridas antes de se concretizar a venda.

Para a comercialização de um bem incluso em espólio e que se encontra em inventário judicial, é necessário que a Justiça conceda a autorização para venda. Isso é efetuado com a expedição de um alvará. A propósito, essa concessão será fornecida somente se houver a concordância de todos os herdeiros, além de justificativa do requerimento e a quitação do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.

8.Não averiguar se o cônjuge concorda com a venda da propriedade

Não é incomum um casal se divorciar ou estar prestes a se divorciar e uma das pessoas do casal querer vender o imóvel sem que o cônjuge fique por dentro. Caso a venda seja realizada sem a ciência e anuência da outra parte, o negócio por ser anulado. Você ficará sem o imóvel e ainda terá que lutar para reaver seu dinheiro na Justiça.

Quando se trata da comercialização de imóveis em Jaú, converse com a pessoa e, caso ela seja casada ou esteja se divorciando, que a outra parte concorda com a venda. Por via das dúvidas, peça a certidão de casamento e confira se o estado civil está atualizado na matrícula do imóvel.


Agora você sabe quais são os fatores que podem impedir a venda de um imóvel. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias