Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Jaú repete cidades e faz carreata para reabrir comércio aos gritos de “Fora Dória”

.

19 de Abr 2020 - 17h:17 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Reprodução/Tem Coisas

Jaú e muitas outras cidades do Estado de São Paulo seguiram determinação política e no mesmo horário neste domingo cedo (19/04) fizeram carreata pedindo a reabertura do comércio e o fim da quarentena.

Em que pese o movimento focar a questão econômica, nota-se que ele tem grande conotação política, especialmente contra o governador João Dória, que estendeu até o dia 10 de maio o decreto da quarentena. Jaú segue o decreto estadual.

Desta vez a chamada “carreata do coronavirus” pelos cidadãos que defendem o distanciamento social como arma para o combate da covid-19 e a chamada carretada do “Precisamos Trabalhar” pelos participantes, teve início na praça ao lado do Tiro de Guerra de Jaú, no Jardim Maria Luiza. A carreata percorreu ruas da cidade e chegou até o Jaú Shopping, local das carreatas anteriores.


Dória na mira - Organizada por meio de redes sociais, a carreata teve como mote o decreto do governador do Estado, mas também sobrou para o STF (tribunal) e para  Maia (presidente da Câmara dos Deputados). Foram todos comparados a “comunistas”. O pedido é para a reabertura do comércio em Jaú, colocando o prefeito Rafael Agostini no rol dos citados.

Segundo o pessoal da carreata, cabe ao prefeito decidir ou não pela reabertura. A Prefeitura já se manifestou, por meio da Secretaria de DEsenlvimento Econômico, que a os Municípios estão impedidos pelo governador de tomar decisão pela abertura – o site Jaumais (www.jaumais.com.br) tem notícia sobre a reabertura gradual que pode ocorrer a partir do dia 22 de abril. CLIQUE E VEJA NOTÍCIA DE SÁBADO

O poder público promete para quarta-feira um decreto permitindo uma flexibilização, dentro do que prevê o decreto estadual – será a autorização para que estabelecimentos de serviços não essenciais possam vender por meio do serviço de drive-thru, ou seja, o cliente encomenda pelo telefone ou internet e passa na porta da loja para retirar o produto.


Argumentos dos pró-carreata - No áudio da carreata, uma manifestante citava Medida Provisória do governo Jair Bolsonaro, segundo a qual cabe a prefeito e governadores decidir o que pode funcionar ou não Essa autonomia seria do prefeito de Jaú. “... Por isso estamos aqui. Queremos nosso direito de ir e vir, queremos o direito ao nosso trabalho com toda medida de segurança iguais aos estabelecimentos essenciais”.


Prefeito é cobrado - O áudio cita Rafael Agostini, de quem vão exigir “coerência e necessidade para o bem da nossa cidade e para o bem do nosso Brasil”. Em meio aos pedidos de abertura do comércio escutava-se palavras de ordem de “fora Dória”, “fora ditaDória”, “fora Maia” e outras. “Faça abrir as lojas e colabore com o povo”, dizia outro manifestante no carro de som.

Discursavam que “políticos não estão nem ai para a população” que “o povo quer voltar a trabalhar, se auto-sustentar”. E “Não podemos deixar nosso país quebrar por causa de briga política. Somos todos verde e amarelo e lutamos por um país melhor”.

Em nenhum momento citaram a briga no Ministério da Saude, cujo ministro anterior defendia o isolamento social para combater o coronavirus, batendo de frente com a opinião do presidente.


Convocação pelo FACE - Na convocação para a carreata, uma das participantes, Sarita Teixeira Reche, publicou em seu perfil o motivo deles em promover a carreata. “... iniciaremos uma carreata para reivindicar nossos direitos, nosso prefeito Rafael Agostini tem todo poder de tomar medidas, pois ele é a voz do povo e iremos mostrar nossa voz”

E continua: “... em nome de todos que perderam seu ganho diário, seus empregos, por aqueles que irão perder se tudo isso continuar, pelas fábricas e comércios que já declaram falência e por aquelas que não aguentarão mais sequer uma semana fechados”. No pedido, diz que promete tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e evitar aglomeração. E pregava cada um no seu carro. Muitos foram de máscaras, demonstrando que têm medo de contrair a doença e tentam se proteger dentro dos carros com vidros fechados. Motoqueiros também estiveram presentes.


IMAGENS DA CARREATA NAS REDES SOCIAIS 

LINK  TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM JAÚ-SP

https://www.facebook.com/issoeJau/videos/742257319643519/

LINK ATENÇÃO JAÚ E REGIÃO

https://www.facebook.com/atencaojau/videos/545870889442286/

LINK CENTRAL DA NOTÍCIA

https://www.facebook.com/centraldanoticia/videos/612088226039887/

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias