Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Prefeitura promete “reabertura gradual” do comércio e pede ao jauense para comprar na cidade

.

19 de Abr 2020 - 18h:03 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Reprodução vídeo

Conforme antecipado pelo JAUMAIS e pelo CENTRAL DA NOTÍCIA ainda no sábado, Jaú ca.minha para uma flexibilização no que se refere ao fechamento do comércio por causa da pandemia do coronavírus. O secretário de Desenvolvimento de Jaú, Carlos Alexandre Ramos, o Kakai, divulgou vídeo neste domingo explicando que será editado um decreto na quarta-feira prevendo uma “reabertura gradual”. 

O vídeo já está na nossa página no Facebook (CLIQUE AQUI)

Pela manhã teve carreata na cidade pedindo a reabertura do comércio, mas o movimento teve conotação mais política do que econômica. VEJA NO SITE

O secretário inicia o vídeo dizendo que quer esclarecer polêmica, segundo a qual o prefeito de Jaú poderia decidir de forma contrária ao estabelecido pelo governador João Dória em decreto da semana passada. Pelo decreto, a quarentena no Estado vai até o dia 10 de maio.

Segundo Kakai, diferentemente de alguns outros Estados, João Dória não deu permissão para municípios com situação controlada possa decidir sozinho sobre a reabertura do comércio. “Não temos essa permissão.” E diz que cidades que decidiram pelo contrário o gestor pode ser alvo de improbidade administrativa.

E explica o que pode ser feito, incluindo a permissão para serviços não essenciais se utilizem do “drive thru” para vender alguma coisa e não parar totalmente a economia.

“Diante dessa realidade, o que é possível fazer é adotar boas práticas de outros municípios que estão com essa mesma dificuldade e fizeram uma reinterpretação do decreto estadual: é promover a reabertura gradual do comércio”, comenta.


Decreto na quarta-feira - Essa reabertura, segundo ele, começa a tomar forma na quarta-feira, dia 22, quando o prefeito vai publicar decreto com detalhes do que poderá ser adotado no comércio não essencial. Aliás, o decreto já trará como serviço essencial as óticas, que poderão funcionar abertamente seguindo as regras sanitárias.

“Vamos regulamentar o sistema de “drive thru”, isso o decreto estadual permite, mas a grande maioria dos estabelecimentos não está preparado e na prática não vinham aproveitando dessa possibilidade”, disse o secretário, repetindo o que ele tinha antecipado no sábado.

No decreto serão estabelecidas como o comércio não essencial poderá atender pelo sistema de “passe, pegue e leve”, o popular “drive thru”. “O comerciante poderá vender por telefone, pela internet e combinar com seu cliente para retirar o produto na porta da loja”.

Pelas normas, o cliente não pode entrar na loja, mas nada impede que chegue, pegue o produto do lado de fora e vá embora. O secretário de Desenvolvimento sabe que esse formato não é o ideal, mas é o que pode ser regulamentado no atual momento. 

Compras na cidade – A recomendação de Kakai é que o cidadão jauense olhe para dentro da cidade como forma de proteger a economia local. Ele pede que se compre produtos de comerciantes e produtores locais.

“Temos de ter essa consciência de consumir e girar nossa economia internamente, assim teremos condições de enfrentar melhor essa pandemia”, recomenda.

Essa dica ele reforça como fundamental para o Dia das Mães: compre na cidade e deixe de lado os pedidos pela internet de outras cidades. “O jauense precisa comprar do jauense. Isso vai nos ajudar muito”, finaliza.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias