Menu
Sexta, 29 de março de 2024

'Delivery' e 'drive thru' em lojas são proibidos em Botucatu; Prefeitura recorre

Jaú adota sistema parecido por meio de decreto e isso ajudou a reduzir o índice de isolamento

19 de Mai 2020 - 16h:32 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Reprodução do centro de Botucatu/Reportagem TV Globo

O sistema de atendimento "meia-boca" adotado em Botucau e reprisado em Jaú desde o início de maio foi contestado pela Justiça na cidade botucatuense. Desde terça-feira não pode funcionar na cidade o sistema de "delivery" e "drive thru" em estabelecimentos de serviços não essenciais. A flexibilização do comércio foi adotado por meio de decreto municipal, exatamente como em Jaú, com o objetivo de minimizar os impactos da quarentena imposta pela pandemia da covid-19. A decisão de proibir esse sistema de portas abertas pela metade foi do Tribunal de Justiça.

A liminar suspende o decreto municipal até o julgamento do recurso. O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, protocolou recurso nesta terça-feira contra a liminar da Procuradoria Geral do Estado. A Prefeitura argumenta em seu pedido "a administração municipal realizou uma série de ações de prevenção para que houvesse a racionalização das atividades econômicas na Cidade, como a distribuição de 146 mil máscaras gratuitamente a população, testagem em massa de pacientes com síndrome gripal, levantamento epidemiológico, entre outras medidas", conforme informa o site Acontece Botucatu.

No portal Notícias Botucatu, o prefeito falou sobre a liminar que fecha o comércio. "A decisão foi judicial e contra nossa vontade, infelizmente foi o que a Justiça definiu, mas estamos protocolando recurso amanhã mesmo.” As lojas que descumprirem a ordem serão fechadas pela Polícia Militar. Pelo decreto, lojas com até 750 metros quadrados podiam funcionar no delivery e drive thru seguindo regras, como a proibição de clientes entrar no estabelecimento, o uso de mascara na porta da loja e álcool gel à disposição.

Segundo o NB, "desde 1º de maio, data da reabertura do comércio em sistema restritivo, os indicadores de isolamento social apresentaram média de 47,9%, ou seja, 69.930 botucatuenses respeitaram a quarentena. Até segunda-feira, 18 de maio, Botucatu registrava 148 casos confirmados de Covid-19, com sete óbitos".

A média de isolamento em Jaú é de 46,5%, bem próxima de Botucatu. Em Jaú, até  terça-feira eram 121 casos de covid-19 em duas mortes.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias