Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

INCÊNDIOS DESTROEM GRANDES PARTES DE ÁREAS RURAIS EM JAÚ E BOCAINA

Biodiversidade de App Córrego da Onça foi atingida com morte de animais e aves

19 de Jul 2021 - 20h:56 Créditos: Secom Jahu
Crédito: .

INCÊNDIOS DESTROEM GRANDES PARTES DE ÁREAS RURAIS EM JAHU E BOCAINA

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Defesa Civil (DC) e das Secretarias de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente (SEMEIA) participou de combate a dois incêndios de grande proporção  e neste fim de semana, nos dias 17 e 18 (sábado e domingo respectivamente).

Sábado (17)

O incêndio ocorreu na divisa entre Jahu e Bocaina atingindo áreas rurais dos dois municípios. Foi um trabalho intenso que durou cerca de 10 horas: as chamas começaram em torno de 9h e só foram contidas por volta das 19 h.

Para chegar ao fogo um agricultor  local abriu caminho com trator-lâmina para que os veículos utilizados no combate a incêndios pudessem passar.

Além da DC de Jahu e Bocaina, das Secretarias de Mobilidade e Meio Ambiente de Jahu, de agricultores locais e do Corpo de Bombeiros as Usinas de São  Manoel e Raízen (unidade Jahu e Bocaina) enviaram caminhões-pipa para auxiliar no combate às chamas.

A maior preocupação das equipes foi evitar que o fogo se aproximasse de alguns bairros de Bocaina e de APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Grande destruição

O Coordenador da DC de Bocaina, Guilherme Milani informa que um levantamento vai precisar a extensão da área destruída na cidade. Ele estima que cerca de 150 mil m², tenham sido queimados.

Para o Secretário de Meio Ambiente de Jahu, Amilcar Marcel de Souza (Cecéu) o fogo destruiu em torno de 1 milhão de m², considerando os dois municípios.

Ainda segundo a avaliação de Cecéu, a APP do Córrego da Onça - que nasce em Bocaina e deságua no Pouso Alegre de Baixo -  foi duramente atingida. Ele acredita que 50% da área foi atingida e destaca que o incêndio causou grande prejuízo à biodiversidade do local matando veados, tatus, tamanduás, macacos e aves de diversas espécies como canários-da-terra, pica-paus e sabiás entre outras.

Domingo (18)

Outro incêndio ocorreu próximo à linha férrea que cruza a Vicinal José Maria Verdini, estrada que liga Jahu ao Distrito de Potunduva, neste domingo (18). A equipe chegou ao local por volta das 14h e conseguiu conter o fogo em torno das 20h.

Neste caso também houve auxílio local. Segundo informações do Secretário de Mobilidade Urbana, Márcio de Almeida, um dos agricultores disponibilizou caminhão-pipa e um posto de abastecimento  que serviu para abastecer o reservatório do veículo do Corpo de Bombeiros.

A fumaça provocada pelo incêndio chegou a comprometer a segurança na trafegabilidade de condutores que passavam pela Vicinal.

Ainda segundo o Secretário, dormentes de trilho foram comprometidos pelo fogo. Ele disse que a Rumo Logística, empresa responsável pelo gerenciamento da linha férrea foi acionada para trocar as peças, evitando acidentes.

Campanha Fogo-Zero

Em março a Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA) lançou a Campanha “Fogo Zero”. O objetivo é diminuir drasticamente o número de queimadas no município. Registros oficiais apontam ocorrência de 400 (quatrocentos) incêndios em Jahu no ano passado (2020) – considerando zonas urbana e rural.

Uma das linhas de ação da Campanha é trabalhar o combate a incêndios no município  de forma integrada com a sociedade, unindo vários órgãos, empresas e Secretarias. As Pastas de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Agricultura; Defesa Civil, a Concessionária Águas de Jahu e outras Empresas se colocaram à disposição para auxiliar, se necessário, no combate a incêndios.


No vídeo o registro do fogo na região de Bocaina.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias