Com a consolidação nacional da Black Friday, novembro se tornou um dos meses mais aguardados do ano, tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas. Em 2020, a data ocorrerá em um contexto diferente, pois a pandemia de Covid-19 impactou o poder de compra do consumidor e causou perdas comerciais significativas. Mesmo assim, há grande expectativa.
Marcada para o dia 27, a iniciativa deve movimentar principalmente o e-commerce, uma vez que grande parte da população ainda evita sair de casa. Segundo um levantamento do Google Trends, as buscas recentes por termos e sites associados à Black Friday 2020 já superaram o volume registrado em 2019, indicando uma maior perspectiva por negócios vantajosos. No entanto, é preciso ter cuidado para evitar dívidas e o comprometimento da renda.
Rodrigo Batista Daniel, docente da área de gestão e negócios do Senac Jaú, explica que, especialmente neste ano, os consumidores devem avaliar antecipadamente qualquer possibilidade de compra, evitando a impulsividade e os gastos supérfluos. “Antes de adquirir algo, analise as finanças pessoais, o limite do cartão de crédito, os juros embutidos em parcelas e confirme se aquele custo não comprometerá o orçamento futuro.”
Outra dica básica é a análise da real necessidade de compra. “Veja se você realmente precisa daquele produto. Não se deixe levar pelas ofertas do momento e foque apenas no que for necessário ou urgente. Com esse tipo de planejamento e organização, a Black Friday não irá comprometer a sua renda mensal”, ressalta.
Caso a compra for realmente indispensável, aposte na boa e velha pesquisa de preço. Por isso, Rodrigo orienta a consultar as lojas e os sites que tenham os itens desejados e fazer uma lista com valores, formas de pagamento (com preferência para a opção à vista), frete e prazo de entrega. “Na sequência, compare as ofertas e escolha a que se encaixa melhor no seu bolso.”
Segurança on-line
Além de seguir as dicas financeiras, os consumidores que priorizarem as compras on-line na data precisam fazer algumas confirmações de segurança antes de fechar o negócio. Segundo Rodrigo, sites confiáveis mostram o ícone de um cadeado no canto esquerdo da barra de busca, possuem endereços administrativos físicos e canais de relacionamento com o público. “É importante verificar o histórico de reclamações no Procon e em sites como o Reclame Aqui”, alerta.
Para o especialista, a famosa consulta ‘boca a boca’ também é válida, perguntando para amigos e familiares se eles já compraram itens daquela empresa. “A alternativa é ler os comentários do produto procurado, verificar as avaliações, guardar todas as informações da compra e fazer uma pesquisa de reputação nas redes sociais.”
Se ocorrer algum problema nesse processo comercial, acione o Procon. Em Jaú, fica na Rua Paissandú, 444, Centro. O telefone de contato é o 14 3602 1709.
Serviço:
Senac Jaú
Endereço: Rua São Sebastião, 145 - Chácara B. Miraglia, Jaú/SP
Informações: https://www.sp.senac.br/jau