Menu
Quarta, 29 de novembro de 2023

'PLANTÃO DE NOTÍCIA' REVELA TENTATIVA DO PREFEITO DE COBRAR IPTU AINDA MAIOR EM JAÚ

PREFEITO QUER REVISÃO DA PLANTA GENÉRICA E COM ISSO, AUMENTAR VALOR DO IPTU

19 de Dez 2022 - 20h:34 Créditos: Redação, com Plantão de Notícia
Crédito: .

A página Plantão de Notícia trouxe nesta segunda-feira a informação de que  prefeito Ivan Cassaro quer fazer uma revisão dos valores do IPTU da cidade. Ao corrigir os valores da planta genérica, ou seja, dos preços dos imóveis, o imposto aumenta. Seria mais uma "maldade" do prefeito para com o cidadão neste fim de ano, depois de autorizar reajuste na conta de água de quase 15%, mais do que o dobro da inflação prevista para o ano de 2022. Abaixo, a notícia sobre o reajuste do IPTU.

Um Projeto de Lei Complementar assinado pelo prefeito Ivan Cassaro no último dia 14, encaminhado à Câmara Municipal de Jau nesta segunda-feira (19), pede a realização de uma Sessão Extraordinária na manhã da próxima quarta-feira (21), para votar em regime de urgência dois projetos de lei, entre estes, aquele que pode onerar ainda mais o bolso da família jauense: a atualização da “Planta Genérica de Jaú”. O que afeta diretamente na base cálculo para cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O projeto, duramente criticado por alguns vereadores, é órfão de informações, inclusive da tabela para se comparar quais as mudanças que estão sendo feitas. Alguns vereadores rotularam o projeto de inócuo. “Devido ao logo tempo, desde a última alteração, a defasagem constatada, inclusive pelo Tribunal de Contas, necessita de correção para o próximo ano” argumenta o prefeito no Ofício encaminhado ao Legislativo.

Importante destacar que o projeto não tem anexado uma planilha relacionada aos novos valores, pelo menos até o fechamento dessa matéria. Procurado, o Secretário de Habitação e Planejamento Urbanístico, Norberto Leonelli Neto, não foi localizado para informar o percentual do reajuste ou explicar quais foram os critérios técnicos para a realização do trabalho para a elaboração da “Planta Genérica de Jaú ”.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou à página que Neto Leonelli receberá a imprensa em uma entrevista coletiva prevista para a terça-feira (20), sem informar horário e local. Luizinho Andretto, da bancada oposicionista é taxativo quanto ao projeto: “É um projeto que, até onde tive acesso, vai aumentar o IPTU de residências no Residencial Frei Galvão e demais bairros dos altos da cidade. O bairro Campo Bello e outros bairros que não são assistidos pela administração pública, já pagam mesmo assim, só que agora com um aumento vergonhoso. Estamos vivendo a mesma história dos 40%, só que com porcentagens ainda maiores.”, pontua o vereador.

José Carlos Borgo, gravou um áudio para as rede sociais também criticando o aumento, “dois presentes do prefeito para a população de Jaú”, referindo-se ao aumento no preço da água e esgoto e agora, a majoração do IPTU. O aumento nos valores do IPTU, com base na nova Planta Genérica, vem à reboque do aumento nas contas de água e esgoto da ordem 14,87%, anunciado no final da semana passada, depois de autorizado pelo SAEMJA, que hoje funciona como órgão regulador dos serviços prestados pela empresa concessionária Águas de Jahu, com cargos indicados pelo chefe do Executivo.

REPERCUSSÃO (NA PRÓPRIA PÁGINA PLANTÃO DE NOTÍCIA)

July Rabenhorst - Esse Prefeito deveria ter vergonha na cara, pois eu pago Aluguél e IPTU altissimo , e essa cidade é uma vergonha Nacional pois não tem nada que preste uma cidade Fantasma, toda escura a noite nem pode sair nas ruas, isso é só para lembrar as pessoas que Votaram nesse cara

China Gomes - Próxima eleição o povo vota nele denovo é por isso que eu vou pagar a multa e não voto em ninguém mais

Vanda Gomes - Aí povo brasileiro ,votou agora só aumenta pobre só se ferra.  Foi só promessa

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias