Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Saúde orienta: família inteira de positivado pra covid deve ficar isolada em casa

Teve contato com positivado? Se você não tiver nenhum sintoma, cumpra o isolamento e realize o teste após esse período!

20 de Jan 2022 - 14h:55 Créditos: Redação, com Secom
Crédito: Central de Monitoramento de Covid, local para teste de assinomáticos. FOTO: Paulo César Grange/Jaumais

Familiar de quem é tem covid deve ficar em casa em isolamento. É isso o que recomenda a Prefeitura de Jahu em nota divulgada nesta quinta-feira. Segundo a nota, Quando alguém testa positivo informa os nomes dos componentes da família e todos devem ficar em isolamento. E como fica o afastamento de quem trabalha? Vai ter atestado médico pra todo mundo. Veja a nota:


A Secretaria de Saúde informa que pessoas que vivem na mesma casa de paciente que testou positivo para a Covid-19 também devem cumprir isolamento domiciliar, mesmo que não manifestem sintomas.
Ao passar por atendimento médico, o paciente informa os nomes das pessoas que residem na mesma casa e assina termo se comprometendo a cumprir com o período de isolamento indicado pelos médicos. Esse período vale para TODOS os moradores da casa onde o paciente vive.
Moro com alguém que testou positivo, preciso fazer exame?
Se manifestar sintomas o ideal é que procure atendimento médico para que seja devidamente medicado. Se você não tiver nenhum sintoma, cumpra o isolamento e realize o teste após esse período!
Furar a quarentena é crime! Não ajude o vírus a circular!

SINTOMAS COVID

A COVID-19 é uma infecção respiratória de alta transmissão que precisa de cuidados pessoais e coletivos. Identificar seus sintomas é importante para procurar ajuda médica e essencial para iniciar o isolamento, necessário para evitar que outras pessoas sejam infectadas.

Apesar do surgimento de variantes do vírus desde o início da pandemia, é possível identifica-la pelos principais sinais, como espirros, febre, coriza, tosse, dores de cabeça e garganta. Além disso, os sintomas da COVID-19 costumam ficar mais intensos a partir do 5º ou 6º dia da infecção e podem incluir a perda de paladar ou olfato e dificuldade para respirar.

É importante que, ao notar estes sintomas, alguns cuidados básicos sejam intensificados para diminuir a propagação do vírus. Como:
Uso correto da máscara de proteção facial
Uso de álcool gel para higienização
Lavar bem as mãos com água e sabão
Isolamento social
Manter ambientes ventilados

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias