Menu
Sexta, 29 de março de 2024

João Mulato, ícone da música sertaneja, morre em Bauru

Ícone do sertanejo raiz, o cantor foi diagnosticado com câncer e estava internado no Hospital Estadual

20 de Abr 2020 - 18h:22 Créditos: JC NET
Crédito: O cantor e compositor João Mulato, no JC, em dezembro de 2014 - FOTO MALAVOLTA JR.

Wilson Leôncio de Melo, conhecido nacionalmente como João Mulato, morreu, na manhã desta segunda-feira (20), por conta de um câncer generalizado.

O cantor e compositor estava internado no Hospital Estadual de Bauru desde a última sexta (17). De acordo com a certidão de óbito, o cantor tinha 69 anos – faria 70 em 25 de outubro. Página no Facebook dedicada a ele e enciclopédia livre Wikipedia dão 1947 como ano de nascimento.

João Mulato era natural de Passos (MG), mas morava em Bauru há 12 anos, no Parque Paulistano. Violeiro admirado, descobriu a doença há um ano, aproximadamente. Desde então, vinha fazendo as sessões de quimioterapia para o tratamento.

No entanto, o quadro piorou na última sexta-feira e a internação foi necessária. "Ele não conseguia nem tocar", relata Daniella da Silva Leôncio de Melo, 34 anos, filha do cantor.

"Um ídolo. O admirei até o último dia. Tivemos nossas diferenças como pai e filha, mas o respeito foi mútuo. Ele era artista e seus únicos e grandes amores foram a viola e a música, as quais ele se dedicou. Não admitiu erros. Por isso, suas músicas foram marcantes e seus arranjos, inesquecíveis", finaliza.

Rigoroso

Oneir Caçador, amigo do cantor há 40 anos e apresentador do programa sertanejo "Viva Viola" (canal 13 da Net) conta que João era perfeccionista e chegou a gravar cinco vezes a mesma entrevista.

"Ele levava a sério a música sertaneja, um líder no segmento. Era tímido, falava pouco, mas representava uma grande bandeira da música raiz. Perdemos um grande pedaço (...) da música sertaneja", conta.

Duplas

Ícone do sertanejo raiz e conhecido por ser o primeiro violeiro canhoto a inverter a sequência das notas na viola caipira, João Mulato começou a sua carreira em 1970, ao lado de Domingos Miguel dos Santos, o Bambico, seu primeiro parceiro.

Com Bambico, João Mulato foi o primeiro a gravar "Meu Reino Encantado" que, anos mais tarde, também faria sucesso com Daniel. João Mulato então formou dupla com Douradinho, outro êxito.

"Ao Mestre Com Carinho", "Tempo de Infância", "A Última Viagem" e "Violeiro Sem Viola" são algumas das músicas gravadas pelos dois.

João Mulato tocou ao lado de outros grandes nomes como Tião Carreiro, Tonico & Tinoco, Pardinho e Paraíso. com Pardinho e Paraíso também chegou a formar dupla.

Suas últimas gravações voltaram a ser ao lado de parceiro que adotou o nome Douradinho, dando continuidade ao legado da dupla que acumulou mais de 30 anos de carreira. Com Douradinho, aliás, lançou os últimos álbuns: "Tudo a ver", em 2012, e "Nos Pés da Mulher que eu Amo", e 2014.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias