Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Cidades da região adotam bloqueios no ‘feriadão’ para evitar invasão de paulistanos

Brotas, Dois Córregos e Barra Bonita criam barreiras; as mais restritivas serão em Dois Córregos

20 de Mai 2020 - 22h:08 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Reprodução

O “feriadão” criado pelo prefeito de São Paulo e pelo governador do Estado para segurar o cidadão paulistano em casa e aumentar a taxa de isolamento acendeu o alerta nas cidades do interior. Na região de Jaú três cidades anunciaram medidas de bloqueio no acesso para controlar o contágio do coronavírus. Barra Bonita, Brotas e Dois Córregos vão criar barreiras.

No início da noite desta quarta-feira (20) a Prefeitura de Barra Bonita realizará bloqueio sanitário educativo nas entradas da cidade nesse “megaferiado” da capital. A estratégia foi definida em reunião entre membros da Secretaria Municipal de Saúde, do Comitê de Combate ao Coronavirus, Polícia Militar, Demutran e Guarda Patrimonial.

Reunião em Barra Bonita

As ações começam nesta quinta-feira (21) e vão até terça-feira (26). A preocupação é o possível deslocamento dos moradores da região metropolitana para o interior. Nesta quinta e sexta os bloqueios ocorrem das 15h às 23h e no sábado e domingo das 9h às 17h. Na segunda e terça-feira os horários ainda não foram definidos.

Segundo informa a Prefeitura, “o objetivo não é restringir e sim conscientizar os motoristas de carros com placas de outras cidades sobre a necessidade do isolamento social”. Também serão informadas as medidas básicas de prevenção à Covid-19.

Também será realizado o monitoramento de possíveis sintomas nos passageiros, com aferição da temperatura e a realização de breves questionários para acompanhamento da vigilância em saúde e sanitária. Os bloqueios serão na Avenida João da Silva Nogueira e Portal Clemente Rici.



Brotas – A Prefeitura de Brotas vai instalar barreiras sanitárias para impedir a entrada de turistas na cidade. Veículos com placas de outras cidades (capital paulista e região) serão impedidos de entrar em Brotas.


Ruy Favero, prefeito de Dois Córregos

Dois Córregos - A Prefeitura de Dois Córregos também vai instalar barreiras sanitárias na entrada da cidade. Veículos serão parados e passageiros entrevistados. Haverá verificação se estão febris e se tem sintomas de coronavírus. Da mesma forma vão evitar que cidadãos da cidade saiam à toa para outro município.

O prefeito de Dois Córregos disse que vai multar pessoas e fiscalizar a circulação sem necessidade. Segundo ele, é necessário “discernimento” das pessoas. “O decreto permite que a polícia multe quem não passar pelos pontos do bloqueio”.

Equipes de enfermagem e de outros setores vão estar nos acessos à cidade e fazer desinfecção dos pneus dos carros que chegarem à cidade.

 Até monitoramento será utilizado. Ir pra Dois Córregos tomar sorvete, abastecer carros, comprar carne pra churrasco pra voltar pros condomínios também serão controlados.

O prefeito diz que todas as justicativas serão analisadas. Poderá ir trabalhar fora. Poderá ir fazer exames médicos. Tudo com controle, mas questões essenciais não serão proibidas.

VEJA VÍDEO DA ENTREVISTA DO PREFEITO SOBRE AS NORMAS


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias