Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Jaú esperava 'lockdown', mas decreto segunda-feira vai ter medidas mais flexíveis

Jaú foi mantida na fase Vermelha na sexta-feira pelo governo de São Paulo, um claro sinal de que não ocorreram melhoras nos números da pandemia em relação à semana anterior.

21 de Fev 2021 - 08h:34 Créditos: Paulo César Gange, com HoraH
Crédito: Centro da cidade - reprodução HoraH

Depois de uma semana em que o prefeito Ivan Cassaro admitiu endurecer as regras de combate à pandemia, incluindo o "fecha tudo" na cidade, e que teve até fake news de um amigo do assessor do prefeito dizendo que o lockdown começaria na sexta-feira, o cidadão jauense passou a esperar medidas restritivas no próximo decreto da Prefeitura. Mas o que vem por aí, segundo revelou o portal HoraH, serão medidas que flexibilizam horários de funcionamento do comércio e volta a liberar o sistema drive-thru.

Ao longo da semana o prefeito Ivan Cassaro, o vice Tuco Bauab e vereadores se mobilizaram para falar com autoridades do governo estadual em busca de mais leitos, de mais vacinas, de mais recursos... tudo em nome do combate à transmissão acelerada do coronavirus e para tentar reverter o colapso no sistema de saúde. Agora, as autoridades locais parecem que vão agir na contramão do que pregaram nos últimos dias. Isso em pleno mês mais trágico da pandemia em Jaú: 117 mortes em fevereiro até sábado.

Jaú foi mantida na fase Vermelha na sexta-feira pelo governo de São Paulo, um claro sinal de que não ocorreram melhoras nos números da pandemia em relação à semana anterior.

LEIA SOBRE SITUAÇÃO EM JAÚ NA COMPARAÇÃO COM OUTRAS CIDADES. CLIQUE AQUI

O HORAH NOTÍCIA TRAZ DETALHES SOBRE O QUE SERIA ESSA FLEXIBILIZAÇÃO NA CIDADE DE JAÚ;

O prefeito Ivan Cassaro (PSD) conclui e publica na próxima 2.a feira (22) o novo decreto da quarentena da Covid-19 em Jaú. O documento vai trazer algumas flexibilizações ao decreto anterior, em vigor desde o dia 15. As mudanças serão pontuais: volta o atendimento no sistema drive-thru (em que o cliente vai buscar o que encomendou), lojas de materiais para construção retomam a permissão para atender presencialmente (elas são consideradas essenciais pelo Estado) e, aos domingos, os serviços que podem trabalhar na fase Vermelha do Plano SP poderão funcionar (atualmente, estão proibidos).

O vice Tuco e o prefeito Ivan: novo decreto sai na 2.a feira com algumas mudanças flexibilizando serviços na cidade (

O HORAH esteve com o prefeito Ivan Cassaro e o vice Tuco Bauab abordando o novo decreto. “Por mim, abriria tudo para a economia voltar a funcionar, gerar emprego e salários, mas infelizmente isso não é possível agora”, admitiu Ivan. Ele monitora os números da pandemia em Jaú, especialmente a quantidade de pessoas que estão sendo infectadas pelo coronavírus (inclusive pela nova cepa amazonense já detectada na cidade) e os óbitos. “Estamos perdendo muitas vidas e é preciso encontrar alternativas para frear isso”, disse.

Tuco tem acompanhado de perto as fiscalizações e acredita que a população está se conscientizando aos poucos do momento crítico que a cidade atravessa e da necessidade de não baixar a guarda contra a Covid. “Usar máscara adequada, higienizar constantemente as mãos e manter distância entre as pessoas são as medidas preventivas contra a doença que precisam ser respeitadas a todo custo”, comentou. O novo decreto deve também acabar com outra medida que se revelou inócua, que é a proibição da venda de bebidas alcoólicas após 16h, diariamente. Ivan e Tuco devem estender o horário para 18h, visto que bares continuarão fechados e, consequentemente, o consumo ocorrerá em casa.

O transporte coletivo também ganhará nesse novo decreto uma flexibilidade maior em relação ao número de passageiros por ônibus. Pelo que apurou HORAH, será permitido levar quase que a totalidade dos passageiros sentados — a proibição estará basicamente focada nas pessoas que são transportadas em pé, o que ocorre por lotação do veículo. Na manhã da 6.a feira (19), a direção da Viação Paraty e a fiscalização municipal se reuniram para discutir a situação e isso serviu de base para o prefeito decidir o novo decreto em relação ao transporte coletivo.

FAKE NEWS – Ainda na manhã de quinta-feira, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura emitiu nota em nome do Gabinete do Prefeito Ivan Cassaro comunicando que são falsas as informações que circulavam em áudio nas redes sociais sobre lockdown neste fim de semana, inclusive com toque de recolher. “Jaú não tem lockdown e nem toque de recolher”,  frisou o comunicado.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias