Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Caçambaria Espaço Arte inscreve para bate-papo cultural

.

21 de Abr 2022 - 20h:07 Créditos: Redação
Crédito: .

A economia criativa será o principal tema abordado no próximo dia 21, data na qual comemora-se o Dia da Criatividade e Inovação. O evento será na Caçambaria Espaço Arte, em Jaú, às 16 horas. As inscrições são gratuitas e o interessado deve preencher um formulário disponível no Facebook e no Instagram da Caçambaria.

O tema reúne ações e atividades relacionadas ao consumo, mídias, cultura e tecnologia, as quais abrangem arquitetura, moda, artes cênicas, audiovisual, biotecnologia, design, patrimônio e artes, pesquisa e desenvolvimento , dentre outros, atrelados ao desenvolvimento econômico de qualquer sociedade.  A criatividade é ponto central deste modelo de economia.

Projetos de lei de incentivo e fomento à Cultura, denominados de Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, também farão parte do bate- papo.

 Carolina Panini, gestora cultural e criadora da Caçambaria, diz que o evento aborda a importância da economia criativa e o quanto a cultura tem papel fundamental no desenvolvimento econômico das cidades e do  país. “Mesmo com o veto presidencial é importante discutirmos esses projetos justamente para trabalharmos a questão da opinião pública quando se trata de lei de incentivo cultural”.

Segundo ela, a intenção é apresentar um panorama sobre o que são e como funcionam as leis de incentivo, além de mostrar dados sobre a relevância econômica, intelectual e social da cultura na sociedade.  É a criatividade como forma de obtenção de renda e independência econômica.  Confirmaram participação as secretárias de Cultura de Bauru e Botucatu.

De maneira virtual, por meio de uma gravação em vídeo, participa do evento a comunidade Transcriativa, que é organizadora de uma das iniciativas mais importantes de estímulo à economia criativa no país - o Borogoday - onde a última edição ocorreu em Salvador. A Transcriativa tem como fundadores Alex Lima e Natalia Montibeller. Utiliza a criatividade como ferramenta estratégica de geração de valor, renda e diferenciação de negócios.

Verbas

De acordo com o projeto Paulo Gustavo, nome que faz homenagem ao ator morto no ano passado, em decorrência da Covid 19, propõe repasse de 3,8 bilhões para o enfrentamento aos efeitos da pandemia sobre o setor cultural. Os beneficiários dos recursos deverão se comprometer a fortalecer os sistemas de cultura existentes ou implementá-los em localidades onde eles não existam, instituindo conselhos, planos e fundos.  Já a Lei Aldir Blanc 2, prevê o repasse anual de 3 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios.  Ambos passaram pela Câmara e Senado Federal, mas foram vetados recentemente pela presidência.

 A Caçambaria Espaço Arte fica na rua Tenente Lopes, 1569

Facebook Caçambaria

Instagram @cacambaria

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias