Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Prefeitura de Jahu confirma fase Vermelha, fecha comércio e limita bares e restaurantes ao delivery e drive-thru

Com base na decisão de Ivan Cassaro, shoppings, comércio em geral e lojas diversas não podem funcionar nem no sistema delivery ou drive thru,

22 de Jan 2021 - 22h:21 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: .

Bem que o Ivan Cassaro avisou na entrevista coletiva da semana passada no Salão Nobre da Prefeitura. O prefeito de Jahu segue o que determina o Plano São Paulo e publica decreto com restrições bem abrangentes na cidade a partir de segunda-feira.  A piora rápida na pandemia e o quase colapso no atendimento médico na cidade levaram Cassaro “trancar” a cidade.

Decreto publicado na tarde de hoje só permite o funcionamento dos serviços essenciais (abaixo). Por outro lado, determina o fechamento de shoppings e comércio e limita bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes ao atendimento por delivery e drive-thru . Ele também convoca fiscais de todos os setores da Prefeitura para se juntar aos policiais da Atividade Delegada para que fiscalizem o cumprimento das normas.

Com base na decisão de Ivan Cassaro, shoppings, comércio em geral e lojas diversas não podem funcionar nem no sistema delivery ou drive thru, exatamente como era no início da quarentena em abril passado. Academias, clínicas de estética, salões de beleza, barbearias e afins, também não podem abrir.

O decreto não cita atividades religiosas entre o que é permitido abrir, portanto, estão proibidas. Pelo Plano SP, as igrejas poderiam abrir para missas on-line, sem a presença de fiéis.


Multa - De acordo com o decreto, fiscais da Prefeitura e a Polícia Militar fiscalizarão o cumprimento das regras. Na coletiva da semana passada, o prefeito disse que não tinha estrutura suficiente para dar conta da fiscalização de uma cidade com 150 mil habitantes, por isso pediu a colaboração de todos.

O descumprimento das medidas anunciadas pela Prefeitura pode acarretar multas de R$ 1 mil a R$10 mil.

PROTESTOS - Em entrevista ao portal Hora H Notícias, o sindicato do comércio varejista (Sincomércio) reclama e lamenta que, “mais uma vez, o setor econômico seja o primeiro a sofrer as restrições determinadas”. Em nota espalhada nas redes sociais, questiona: “Até quando um dos setores que mais emprega será punido?” Há protestos também do setor da alimentação (restaurantes, lanchonetes, bares e congêneres), diretamente afetado pelas restrições.

DISQUE-AGLOMERAÇÃO - Não foi informado um telefone no estilo “disque-aglomeração”, mas vale tentar ligar para a Polícia Militar (190) e para a Prefeitura (3622-1777).  Também tem o atendimento por whats-zap da Ouvidoria (11 98884-5218). Arrisque e veja o que dá!

LEIA A ÍNTEGRA DO DECRETO


O que pode funcionar na fase vermelha:

Farmácias

Supermercados

Padarias

Açougues

Postos de combustíveis

Lavanderias

Transporte coletivo

Sistema agropecuário 

Oficina mecânica e comércio de peças 

Distribuidoras de gás e água 

Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.

Bancos

Pet shops

Ivan Cassaro é mais rígido que Dória e suspende aulas presenciais em janeiro e fevereiro

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias