Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Triturador de galhos é reformado e vai agilizar transporte de podas e produzir esterco

.

22 de Abr 2021 - 17h:10 Créditos: Secom Jahu
Crédito: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Jahu, comunica que consertou o triturador de galhos do município, equipamento que fica no CEPROM (Centro de Produção Municipal).  

Segundo Marcio Almeida, Secretário de Mobilidade Urbana faltam apenas alguns ajustes para que o equipamento volte a funcionar. A expectativa de Marcio Almeida é que a trituração de galhos tenha início na primeira semana de maio.

O conserto do triturador não acarretou ônus à Prefeitura.

Benefícios do Produto da Trituração de Galhos

- Distrito de Potunduva

Para Marcio Rogério Campos Guilherme, Secretário de Administrações Regionais (SEAR) o funcionamento do triturador vai agilizar o transporte dos galhos de podas de árvores de Potunduva, haja vista que o CEPROM é local de relativa proximidade com o Distrito. O volume de galhos recolhidos em Potunduva é grande. Segundo Marcio Campos   duas viagens de caminhões são feitas diariamente pra retirá-los do local.

- Hortas municipais

O produto da trituração de galhos tem vasta utilização nas hortas municipais. Segundo Antonio Carlos Botelho Müller Carioba (Toni Carioba) o material possui função de matéria orgânica -  quando misturado com esterco serve como adubo.  

Esse material orgânico também pode ser usado como cobertura para proteger o solo de erosões e do calor intenso que no verão atinge a marca de 60 ºC (graus Celsius). Essa alta temperatura mata a microvida (microrganismos como fungos, bactérias, minhoca e  tatuzinho entre outros que aceleram a decomposição natural de matérias orgânicas e promovem o equilíbrio da flora microbiana). Toni Carioba salienta ainda que essa compostagem preserva o micro ecossistema existente nas hortas e a produção sustentável, considerando que o composto ameniza o calor excessivo que enrijece demais o solo; provoca perda de sua microbiota e, consequentemente, frustra o objetivo de alcançar sustentabilidade na produção de hortifruti.

- Redução do volume de galhos – horto florestal

Segundo Amilcar Marcel de Souza (Cecéu), Secretário de Meio Ambiente, a trituração dos galhos vai reduzir muito o volume de galharia resultante de podas urbanas – redução que vai ao encontro do princípio da gestão sustentável. Ainda segundo Cecéu, outro benefício da compostagem derivada da trituração de galhos é servir como adubo orgânico à produção do Horto Florestal Municipal.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias