Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

No JC de Bauru a história do professor jauense que percorreu 13 estados de bike para falar da importância da água

Após viagem de bike, Márcio Martins também lançou um documentário em homenagem ao Dia da Água, celebrado amanhã

23 de Mar 2021 - 11h:06 Créditos: Jornal da Cidade/CINTHIA MILANEZ
Crédito: JC/Net

Ele deixou tudo para trás por causa de um único objetivo: descobrir a importância da água em cada região do País. Para tanto, o professor de Geografia Márcio Martins, de 38 anos, abandonou as mais de 50 aulas que dava em escolas particulares de Bauru, Barra Bonita, Botucatu e Jaú, vendeu o carro e percorreu 13 estados brasileiros de bicicleta. O Projeto Pedalágua foi realizado entre 3 de janeiro e 10 de dezembro de 2016, mas os resultados só começaram a tomar corpo recentemente. Na semana passada, que antecedeu o Dia Mundial da Água, celebrado em todo 22 de março, o docente lançou cinco episódios de um documentário sobre o assunto no seu canal do YouTube.

De acordo com Martins, que nasceu em Jaú, mas vive em Bauru desde 2008, o valor da água é circunstancial. "No Nordeste, o líquido é inestimável, mas nós, do Sudeste, que temos fácil acesso, não o valorizamos tanto", explica.


Diante disso, o profissional pretende sensibilizar as pessoas a dar valor à água antes de perdê-la de uma vez por todas. "Existe uma mudança climática em curso e nós não sabemos se as estações do ano se comportarão da mesma maneira quanto às chuvas", acrescenta. O professor prepara um material didático composto por cinco atividades coletivas - entre elas, feiras e exposições -, além de seis individuais. Quer disponibilizar o conteúdo, gratuitamente, para qualquer escola interessada.

Paralelamente, Martins lançou, entre a última segunda (15) e sexta-feira (19), cinco episódios, um em cada dia, do documentário "Qual é o valor da água?". Eles estão disponíveis no seu canal do YouTube, o Pedalágua.

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira (22), o professor pretende divulgar um episódio especial intitulado "Qual é o valor da lama?".

O material foi captado em julho de 2019, quando ele viajou de avião até Brumadinho, em Minas Gerais, para estudar as consequências do rompimento da barragem controlada pela Vale.

Na ocasião, o docente não entrevistou qualquer morador daquela cidade. "Todo mundo recebia alguma indenização da empresa e se sentia desconfortável em falar", justifica.

Por isso, ele só captou imagens e fez um exame toxicológico da lama, que era puro minério de ferro. "Eu até questionei a Vale, por e-mail, se eles tinham a intenção de usar aquele material para mineração, pois daria para lucrar bastante, mas ninguém me respondeu", observa.

VERSÃO LOCAL

A experiência de Martins o estimulou a pensar em uma versão local do Pedalágua, afinal, Bauru sofreu uma das maiores crises hídricas da sua história em setembro último. Agora, o professor pensa em ir até a fonte de água que abastece boa parte da cidade, no Rio Batalha, para entender a forma pela qual é extraída e conscientizar a população sobre a importância de economizar.


O professor esteve em Paraty, no Rio de Janeiro; ele percorreu 13 estados brasileiros em 11 meses

Dificuldades

Com R$ 16 mil no bolso, dinheiro proveniente do carro que vendeu antes da viagem, o professor Márcio Martins visitou os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O docente chegou a dormir em igrejas, universidades, casas de apoiadores do projeto e até na rua. "Em Fortaleza, roubaram a minha bicicleta, mas um grupo de pessoas se uniu e comprou uma nova para que eu pudesse seguir viagem", rememora. Martins também aprendeu a trocar comida por fotos da sua viagem junto aos restaurantes. "As pessoas gostavam de ouvir as histórias e ajudar o projeto", explica. Porém, segundo ele, a maior dificuldade foi o recomeço. "Eu dava 50 aulas e, na volta, consegui oito, mas, aos poucos, retomei a minha vida de antes", revela.

A ÍNTEGRA E MAIS FOTOS ESTÁ NO SITE DO JORNAL DA CIDADE DE BAURU - CLIQUE AQUI


SERVIÇO

Para saber mais sobre o Pedalágua, existem vários canais: pedalagua@gmail.com (e-mail), (14) 99876-0936 (telefone), http://pedalagua.com (site e blog), https://www.instagram.com/pedalagua/ (Instagram), https://www.facebook.com/pedalagua (Facebook) e https://www.youtube.com/pedalagua (YouTube).

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias