Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Santa Casa de Jahu abre 6 novos leitos de UTI; outros 12 dependem de equipe médica e de enfermagem

Na entrevista ao SBT, Scila ressalta que os leitos de UTI estão 100% ocupados e ainda tem lista da CROSS com pacientes de cidades da região

23 de Mar 2021 - 12h:48 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: .


A Santa Casa de Jahu deixou claro hoje aquilo que se fala há muito tempo: a possibilidade de falta de profissionais de enfermagem e de médicos para trabalharem na UTI. Em entrevista do SBT Central, o hospital informou que tem 18 novos leitos intensivos para abrir, mas só conseguiu receber pacientes em seis deles.  Faltam médicos e trabalhadores da saúde treinados para o setor, por isso, a abertura ocorre de forma gradual.

 A gerente administrativa Scila Carretero explicou “não temos condições de colocar todos os 18 leitos em funcionamento” e que só é possível fazer isso de forma gradual. Seis pacientes já ocupam esses leitos, que foram prometidos pelo governo do Estado em fevereiro e agora já recebem pacientes – desta forma, segunda ela, zera a fila de pacientes no pronto-socorro na fila por leitos de UTI.

“Nossa grande dificuldade  são os profissionais de enfermagem e médicos especializados para atender”, diz Scila. A administrado garante que contratações estão sendo feitas e na medida que a capacitação da equipe é feita os leitos vão sendo abertos. “Está faltando profissionais”, resume.

Ela conta que o hospital tinha 10 leitos custeados pelo SUS e agora passará a ter 28 – além dos leitos do convênio com a Prefeitura e os particulares. Nesta terça, no informe da covid do hospital, a informação é que são 33 pacientes internados em UTI e 38 em enfermaria, além de cinco em transferência do PS para os novos leitos.

OCUPAÇÃO – Na entrevista ao SBT, Scila ressalta que os leitos de UTI estão 100% ocupados e ainda tem lista de espera de pacientes de cidades da região esperando vagas por meio do sistema de regulação de vagas (CROSS). “Estamos respirando um pouco melhor”, diz, aliviada. A Santa Casa chegou a ter 142 pacientes internados em fevereiro, muitos deles lotando salas improvisadas no pronto-socorro.


widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias