Menu
Quinta, 30 de junho de 2022

Projeto com bambu envolve Fatec, Unesp e comunidade

A iniciativa fez parte da disciplina de Projeto do Produto e contou com a equipe do Projeto Bambu

23 de Jun 2020 - 22h:21 Créditos: Divulgação, Fatec-Jaú
Crédito: .

O que nasceu como ideia para colocar em prática a teoria discutida em sala de aula tornou-se um projeto do curso de Gestão da Produção Industrial da Fatec Jahu que uniu sustentabilidade, responsabilidade social e relações com a comunidade. A premissa – utilizar bambu na criação e desenvolvimento de produtos – envolveu também práticas de design e processo produtivo e culminou com a criação de luminárias em uma planta industrial no campus da Fatec.

A iniciativa fez parte da disciplina de Projeto do Produto e contou com a equipe do Projeto Bambu, que existe há 20 anos na Unesp, e com a Associação Agroecológica Viverde (ambas em Bauru). Como parte do desenvolvimento das criações, alunos e alunas da Fatec tiveram no roteiro uma visita à área agrícola de pesquisa da Fundação Bambu (sediada na UNESP) e à Viverde, onde assentados rurais do Horto Aimorés recebem a capacitação da universidade. O local sedia a produção de trabalhos com bambu que acabam por gerar renda aos trabalhadores rurais do Aimorés.

Grupo de alunos com o professor Flávio na Associação Viverde

Coordenado pelo professor Flávio Cardoso Ventura, o projeto incluiu uma oficina de confecção de luminárias no Espaço Maker do Curso de Gestão da Produção Industrial da Fatec Jahu com material colhido no assentamento rural Aimorés. Para o professor, o que se viu ao longo do desenvolvimento dos produtos foram “conceitos e ideias desenvolvidas e colocadas em prática sob a forma de luminárias”. 

Segundo dele, “o objetivo foi proporcionar o desenvolvimento de um projeto baseado em premissas como sustentabilidade, ergonomia e construção coletiva entre universidade e comunidade”.



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias