Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Águas de Jahu utiliza Georradar para localizar redes de água no subsolo

.

23 de Jul 2020 - 14h:41 Créditos: Paulo César Grange, com assessoria AJ
Crédito: Divulgação: equipamento complementa as técnicas tradicionais existentes na localização e identificação das redes subterrâneas de abastecimento de água.

A concessionária Águas de Jahu está utilizando, desde o início de junho, um instrumento de investigação do subsolo, o Georradar. O equipamento complementa as técnicas tradicionais existentes na localização e identificação das redes subterrâneas de abastecimento de água.

“A ferramenta utiliza a tecnologia de radar, detectando objetos subterrâneos por meio de reflexão de sinal, com alcance aproximado de até oito metros de profundidade. Ele é composto por um carrinho portátil, um painel de controle com tela LCD de 7,25 polegadas à prova d’água e uma bateria recarregável. O Georradar grava imagens em cartão de memória e tem um software para impressão de relatórios. O aparelho tem uma confiabilidade excelente, trazendo informações valiosas para o nosso trabalho no dia a dia”, explica o gerente operacional, Philippe Araujo.


Segundo o gerente, o equipamento auxilia as sondagens tradicionais de maior complexidade, possibilitando identificar a posição das tubulações e permitindo uma abertura de vala mais precisa, causando menos transtornos.

“O Georradar também tem sido muito útil na consolidação do cadastro técnico das redes de abastecimento de água do município, possibilitando a identificação e, consequentemente, o planejamento de ações de modelagem hidráulica e setorização. Essa nova tecnologia vem para aprimorar os trabalhos da concessionária e proporcionar maior segurança no sistema de abastecimento de água de Jaú”, finaliza Araujo.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias