Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Coronavírus: mortes suspeitas na região incluem três em Jaú

Secretaria de Saúde de Jaú informa três mortes à espera de resultado de exame; na região também tem casos

24 de Mar 2020 - 08h:37 Créditos: Paulo César Grange com JC de Bauru
Crédito: Arquivo / Santa Casa de Jaú

Começam a aparecer a s mortes em Jaú e na região com suspeitas do coronavirus. De Jaú são três casos, dois na Santa Casa e um no Hospital Amaral Carvalho. A região também tem outros casos suspeitos, conforme noticiado pelo JC de Bauru na edição de hoje.

No balanço de Jaú até a noite de segunda-feira foram anunciados 18 casos suspeitos, conforme áudio da médica infectologista da Secretaria de Saúde de Jaú, Paula Tokunaga.

Ela informa que 12 pessoas estão em isolamento domiciliar e em recuperação. Outras seis estão hospitalizadas na Santa Casa de Jaú, cinco na UTI (unidade de terapia intensiva).

A médica explicou que Jaú tem três óbitos suspeitos do Covid-19 – dois estavam internados na Santa Casa de Jaú, incluindo o senhor que veio de Barir, e um no Hospital Amaral Carvalho.

Como o resultado dos exames ainda não tinha chegado, os óbitos foram notificados como síndrome respiratória aguda grave. Aliás, outros casos como essa síndrome já vão ser enquadrados como suspeitos de coronavirus. Por isso o número de casos de Jaú saltou de 6 para 18 de um dia para  o outro.

A média Paula ressalta que não há caso confirmado do coronavírus em Jaú.

Sob re o caso do HAC, a Direção Técnica e Médica e a comunicou o óbito, ocorrido durante a madrugada, de um paciente que estava internado na UTI da unidade, vítima de Síndrome Respiratória Aguda Grave, após uma Síndrome Gripal.

Segundo o hospital, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde para casos suspeitos de coronavírus, a Vigilância Epidemiológica do Estado foi notificada e houve coleta de material para análise no Instituto Adolfo Lutz. Sexo e idade do paciente não foram informados. "Todos os colaboradores que atenderam a este caso estavam em uso de equipamentos de proteção individual", declara.

REGIÃO

De acordo com o JC de Bauru tem caso suspeito ainda em Marília. O jornal dá detalhes do caso de Bariri, que morreu na Santa Casa de Jaú.

O caso que está sendo investigado em Bariri e aguardando o resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz é o de um homem de 79 anos que morreu na tarde de domingo (22), na Santa Casa de Jaú, para onde foi transferido com problema respiratório grave.

Segundo o prefeito de Bariri, Neto Leoni, ele já sofria com dificuldades desta natureza antes da pandemia, mas o quadro clínico do idoso piorou nos últimos dois dias e, antes de ir a óbito, ele foi submetido a uma tomografia. "Fizeram o exame e acabaram suspeitando de Covid-19", explica.

O interventor da Santa Casa de Bariri, o médico Marco Antônio Gallo, conta que o paciente tinha fibrose pulmonar. "Mesmo assim, entrou como caso suspeito, por conta do resultado da tomografia e do fato de ter recebido, há cerca de 15 dias, a visita de parente que vive em São Paulo", diz.

Ainda segundo o chefe do Executivo de Bariri, a equipe médica de Jaú coletou material e encaminhou para análise. No entanto, não há qualquer confirmação da doença. Por isso, Neto Leoni chegou a determinar a retirada da notícia sobre a morte do idoso do site e redes sociais da prefeitura.

MARÍLIA - Também neste domingo, o prefeito de Marília (100 quilômetros de Bauru), Daniel Alonso, através da Vigilância Epidemiológica, informou que um homem de 49 anos, portador de comorbidades (acamado por AVC), morador da Zona Norte da cidade, morreu com suspeita de coronavírus.

O paciente deu entrada na UPA Norte na noite de sábado (21) com dificuldade para respirar, desconforto respiratório, febre, saturação menor que 95%, desidratado e descorado, sofreu parada cardiorrespiratória e morreu no domingo de manhã. Ele não se vacinou contra H1N1 no último ano.

CASOS SUSPEITOS

Levantamento feito pelo JC aponta que a região soma, pelo menos, 139 casos suspeitos de coronavírus: Botucatu (50), Marília (32), Santa Cruz do Rio Pardo (11), Ibitinga (8), Barra Bonita (7), Lins (7), Lençóis Paulista (6), Jaú (4), Garça (3), Bariri (3), Igaraçu do Tietê (2), São Manuel (1), Macatuba (1), Agudos (1), Dois Córregos (1), Mineiros do Tietê (1), Iacanga (1). Em Bauru, outros 57 casos são considerados suspeitos. Nenhum caso foi confirmado até agora na região.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias