Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Arbitral da Segunda Divisão vai ser dia 27, mas clubes pedem reunião prévia e testes de PCR de graça

.

24 de Ago 2020 - 15h:21 Créditos: Paulo César Grange, com Gazeta do Futebol
Crédito: .

A Federação Paulista de Futebol realizaria nesta terça-feira (25) o Conselho Técnico (Arbitral) do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, mas adiou para o dia 27, na quinta-feira, assim deu mais tempo para os clubes oficializarem interesse na disputa. Inicialmente o ofício com o "sim" deveria ser encamimnhado na sexta, mas ficou para esta segunda-feira. A FPF demorou para enviar aos clubes a Circular com base na reunião com os médicos, de terça passada, por isso avançou em dois a reunião para definir participantes, tabela e regulamento. Alguns clubes, porém, pedem um "pré-arbitral" e revisão do protocolo médico.

Reportagem do portal www.gazetadofutebol.com.br mostra os clubes que estão nesse movimento para rever o protocolo médico da entidade divulgado semana passada na videoconferência com os médicos dos clubes. Não está nessa lista o XV de Jaú, que já manifestou que vai disputar o campeonato de qualquer forma. A confirmação do XV se deu tanto na reunião com os presidentes, dia 13, que teve a presença de João Vital Neto. E foi reafirmada pelo médico José Troiano na última terça-feira.

Na ocasião a FPF disse que vai dar 38 testes antes de liberar os treinamentos - a ser realizado em 8 de setembro - e mais 38 antes do início do campeonato, previsto para 18 de outubro. Os testes semanais de PCR para covid (cotonete) seriam bancados pelos clubes.


Segundo a "Gazeta", no final de semana 21 clubes enviaram manifesto à Federação e outros dois clubes se manifestaram depois, todos pedindo a revisão do protocolo para a retomada da competição. Assinaram o manifesto: CA Taquaritinga, Andradina EC, FC Ska Osasco, Brasilis FC, Grêmio Prudente, Osvaldo Cruz, Tupã FC, Rio Branco, Mauá FC, União Barbarense, GE Mauaense, América FC, SE Matonense, AE Araçatuba, Tanabi EC, SE Itapirense, AD Manthiqueira, Mogi Mirim EC, União Suzano, Vocem e Independente FC. Já União Mogi e Barcelona de Capela se mostraram a favor do manifesto após o envio do documento.

"Em um trecho do documento eles pedem respeito. Os clubes querem, dentre outras coisas, que a entidade custeie os testes semanais de PCR, que segundo levantamento geraria despesa semanal na casa dos R$ 7 mil para cada time, além de um pré-conselho arbitral para então se posicionarem se jogarão o quarto nível estadual... De acordo com o levantamento feito pelos clubes, o custo de 35 testagens giraria em torno de sete mil reais e, ainda de acordo com os clubes, 80% dos times não reúnem condição de arcarem com essa despesa extra."

Prossegue a Gazeta do Futebol: "Os clubes pedem a mesma cota destinada aos participantes das outras três divisões. A Federação havia garantido apenas um lote de testes antes do início dos treinos e outro antes de começar a competição". E mais "Os clubes têm direito a cota, afinal, somos igualmente como os clubes da série A1, A2 e A3, filiados a Federação, cumpridores dos nossos deveres como federados, logo temos os mesmos direitos, ou estamos errados quanto a isso?”, dizia um trecho do documento.

O manifesto pede à Federação Paulista a realização de um pré-conselho arbitral para que os times possam saber como será a competição, como fórmula de disputa e valores de cota, antes de decidirem se irão participar. Foi sugerido que esse pré-arbitral seja feito na terça-feira (25) e dois dias depois, ocorra o arbitral apenas com as equipes que decidiram participar.

Também se questiona a necessidade da troca de uniformes no intervalo das partidas. O argumento é que muitos clubes só têm um uniforme de cada cor e além disso se todos os atletas estão testados para quê trocar de uniforme.

A íntegra está no link a seguir: http://www.gazetadofutebol.com.br/2020/08/24/times-da-segunda-divisao-podem-pre-arbitral-e-que-fpf-custeie-os-testes-de-pcr/


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias