Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Jaú completa 10 dias sem secretário de Saúde

Vários nomes foram especulados para o cargo, mas nenhum 'vingou': pasta está sendo conduzida pela secretária adjunta

25 de Mar 2021 - 18h:14 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Arquivo da primeira coletiva de imprensa em que Cassaro e Rodrigo Brandão participaram juntos

NOTÍCIA ATUAL ESTÁ NO SITE DO JAUMAIS NESTA SEXTA-FEIRA. JÁ TEMOS NOMEAÇÃO PARA O CARGO. CLIQUE AQUI


Dez dias atrás o então secretário de Saúde de Jaú, Rodrigo De Callis Brandão, entregou o cargo que ocupava alegando estar "engessado" para trabalhar. Desde então a cidade continua à espera da nomeação do novo secretário. Especularam-se alguns nomes dias após a exoneração do titular, mas nenhum nome prosperou. O prefeito Ivan Cassaro não se manifesta sobre o assunto.

O Jaumais solicitou à Secretaria de Comunicação da Prefeitura informações se algum nome já foi escolhido para o cargo e qual o motivo da demora para indicar um substituto. A resposta foi de que a Secretaria da Saúde está sendo coordenada pela "número 2" da pasta. "Com a saída de Rodrigo De Callis Brandão a secretária adjunta Ana Paula Rodrigues está temporariamente à frente da Saúde."

Quando deixou o cargo, Brandão mostrou seu descontentamento com a resistência que encontrou. "“Na iniciativa privada há dificuldades, porém você as supera, você consegue implementar mudanças. No serviço público eu me assustei com a dificuldade em mudar o sistema. É um sistema engessado, onde há muita dificuldade para alterar coisas pequenas.”  

Dias depois, a amigos, teria declarado que o perfil centralizador do prefeito ajudava a emperrar as tentativas de promover mudanças profundas e necessárias na Secretaria de Saúde. Ele trabalhava para implementar um novo sistema único de gestão, por meio do qual passaria a ter agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão, como também fazer economia e reduzir a burocracia administrativa.


ESPECULAÇÃO -  Alguns nomes surgiram como "candidatos" a secretário de Saúde, mas não teve manifestação oficial sobre os citados. Um deles seria o médico Paulo de Tarso, que foi adversário de Ivan Cassaro na última eleição e transita na oposição.

Outro nome seria do vereador José Aparecido Segura Ruiz, que foi eleito pela oposição, mas está alinhado com o atual governo. Vereador há vários mandatos, Segura chegou a receitar medicamentos não aprovados para tratamento da covid em plena sessão da Câmara.

Outro nome que chegou a aparecer foi o do médico Osvaldo Franceschi, ex-prefeito que responde na justiça por atos do seu governo, chegando até a perder direitos políticos,

Foi ventilado ainda o nome do  vice-provedor da Santa Casa de Jahu, Antonio Luiz Cremasco. O prefeito Ivan Cassaro está bem alinhado com a Santa Casa desde o início da mandato e poderia ser influenciado a recorrer a uma pessoa de perfil administrativo.

Teve boato de que a própria ex-secretária Márcia Nassif poderia ser reconduzida ao cargo, uma vez que ela conhece a estrutura e seria capaz de "tocar" a Secretaria de Saúde sem sobressaltos. Pesa contra ela o fato de ser pessoa de confiança do ex-prefeito, que foi rechaçado pelo eleitor nas urnas. Sem contar que a gestão dela é alvo de Comissão Especial de Inquérito na Câmara para apurar a aplicação de recursos federais da covid enviados à cidade.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias