Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Pandemia em Jaú tem melhor semana do ano: 4 mortes em 7 dias e média diária de 0,57

Número de mortes caiu dez vezes em comparação com o pior momento, informa Diário do Jahu

25 de Abr 2021 - 15h:59 Créditos: Paulo César Grange, com Diário do Jahu e HoraH
Crédito: UTI da Santa Casa - Divulgação

Dois importantes veículos da imprensa digital apontaram que Jaú teve a melhor semana do ano nesta pandemia. Tanto o Diário do Jahu como o HoraH fizeram as contas e mostram a queda significativa no número de casos de covid e de mortes pelo coronavírus. Para se ter uma ideia, a média diária na semana encerrada sábado foi de 0,57, ou seja, foram quatro vidas perdidas em sete dias. Para comparação, fevereiro teve média diária de 5,57 óbitos - foram 156 em 28 dias.

Abril está chegando ao fim e registra até o momento 24 óbitos - é o mês de 2021 com menos vidas perdidas. Janeiro teve 56, fevereiro registrou 156 e março foram 86. Em todo o ano de 2020 morreram na cidade 96 cidadãos de Jaú,.


O Diário do Jahu mostra que caiu dez vezes o número de mortes desta semana encerrada com o pior momento do ano. VEJA ABAIXO TRECHOS DO SITE:

Com quatro mortes e 97 casos registrados de Covid nos últimos sete dias, Jaú teve a semana mais tranquila do ano no que diz respeito à pandemia. Depois de vivenciar uma tragédia em fevereiro, os números começaram a cair e chegaram agora em níveis que poderiam classificar o município entre as fases amarela e verde do Plano São Paulo.

Desde a última sexta-feira (23/04), a Prefeitura liberou praticamente todas as atividades econômicas e culturais, conforme previsão do próprio Governo do Estado. Contudo, autoridades insistem na necessidade de manutenção do distanciamento social, para evitar um novo agravamento.

No momento de maior contágio, entre 31 de janeiro e 06 de fevereiro, 40 moradores de Jaú morreram com Covid-19, ou seja, dez vezes mais do que o ocorrido essa semana (18 a 24 de abril). Com relação aos diagnósticos da doença, os números também surpreendem positivamente: desde o final do ano passado, raramente há um período de sete dias com menos de 100 novos casos. (NOTÍCIA NA ÍNTEGRA NO Pandemia em Jaú tem melhor semana do ano - Diário do Jahu (diariodojahu.com.br)

O HORAH MOSTRA A QUEDA SEMANAL NA MÉDIA DE MORTES:

Jaú tem muito a comemorar na semana encerrada oficialmente neste sábado (24), com a divulgação do boletim epidemiológico pela Secretaria da Saúde. Ao todo, a cidade contabilizou 4 óbitos por Covid-19 entre o domingo (18) e hoje, o que representa média de 0,57 óbito/dia, o índice mais baixo deste ano. Essa queda foi acompanhada por HORAH: 1,66 óbito ao dia na semana de 21 a 27/3; 1,5 de 28/3 a 3/4; 1,14 de 4 a 10/4; e de 1/dia de 11 a 17/4. (NOTÍCIA NA ÍNTEGRA NO MÉDIA DIÁRIA DE ÓBITOS CAI A 0,57 NA SEMANA; novos casos de Covid também estão baixos - horahnoticia)


ABAIXO, MAIS UMA ANÁLISE DO DIÁRIO DO JAHU SOBRE OS ÍNDICES QUE DEFINEM AS FASES DO PLANO SP

Fase Verde ou Amarela

A classificação dos municípios no Plano SP depende dos critérios previamente definidos em nível estadual. Com base nas regras iniciais, publicadas no site oficial do Governo do Estado, alguns itens poderiam colocar Jaú nas fases de menor restrição, como a Verde.

O contexto analisado envolve, por exemplo, a divisão do número de mortes dessa semana (4) pelo que foi registrado nos sete dias anteriores (7): o resultado é 0,57 – o que classificaria o município na Fase Amarela. Em outro critério, a mesma conta é feita com os novos casos. Divide-se o número da semana atual (97) pelo da anterior (132). Nessa situação, o resultado é de 0,73 – critério que colocaria Jaú até na Fase Verde.

Por outro lado, vale ressaltar que o conjunto analisado pelas autoridades depende também dos leitos de UTI disponíveis, dados de internações e contexto regional. Em última instância, a definição é feita pelo Centro de Contingência da Covid em São Paulo, com aval do governador João Doria. Por enquanto, não há previsão para mudanças, sendo que Jaú e todo o estado seguem na chamada Fase de Transição. (Pandemia em Jaú tem melhor semana do ano - Diário do Jahu (diariodojahu.com.br))

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias