Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Programa do Senac Jaú promove inclusão de pessoas com deficiências intelectuais no mundo do trabalho

Capacitação não tem custos ou limite de idade e está com turmas abertas para 2021, com aulas remotas

25 de Dez 2020 - 10h:31 Créditos: ASsessoria, Senac
Crédito: .

Com o intuito de ampliar a capacidade de pessoas com deficiências intelectuais de gerirem a própria vida e de se relacionarem, favorecendo a convivência social, geração de renda e inserção no ambiente corporativo, o Programa Educação para o Trabalho – trampolim do Senac Jaú acumula diversas histórias de superação nos últimos anos. Como é o caso de Kevin Willians Paes, de 18 anos.

“Fui aluno da primeira turma do programa, que começou em 2018, e em pouco tempo percebi que tinha feito a escolha certa para me desenvolver, tanto na parte profissional quanto na pessoal. Com o suporte dos docentes, aos poucos melhorei minha comunicação e ainda descobri novos interesses”, conta o ex-aluno da unidade.

Não demorou muito para a dedicação de Kevin trazer resultados e ele foi contratado por uma conhecida rede multinacional de hamburguerias na cidade de Avaré (SP) e segue lá até hoje. “O dia em que conquistei o emprego foi um dos mais felizes da minha vida. Desde então, sigo crescendo e ampliando meus conhecimentos e, em breve, espero evoluir ainda mais”, projeta.

Essa evolução está diretamente relacionada à estrutura curricular do Programa Educação para o Trabalho – trampolim, que promove competências corporativas e atividades que fazem parte do cotidiano, dando sentido às descobertas dos alunos e valorizando o que já conhecem. Dessa maneira, o curso, que está com inscrições abertas para novas turmas, contribui para o desenvolvimento geral e para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.

“Nossa capacitação é focada em atividades relacionadas ao atendimento ao cliente, comunicação, empreendedorismo, além de outros direcionamentos. As abordagens são sustentadas por meio de metodologias ativas e participativas, como jogos, quiz, exibição e criação de vídeos, simulações, debates e pesquisas”, diz Lucilene Murdiga, docente da área de desenvolvimento social do Senac Jaú.

 O cuidado da instituição com o conteúdo educacional também fez Kevin investir em outra qualificação: entre 2019 e 2020, ele cursou o Técnico em Administração na unidade e, já formado, não quer parar por aí. “Sou muito grato por tudo que conquistei. Com o apoio dos meus amigos e da minha família, sei que novos objetivos serão alcançados”, ressalta o jovem.

Aulas planejadas

Entre os destaques do Programa Educação para o Trabalho – trampolim estão as aulas planejadas para incentivar a autonomia dos estudantes, para que possam gerir as próprias vidas, fazer amizades e desenvolver a habilidade em desempenhar atividades da vida adulta. “Com isso, a ponte entre o programa e outro curso está se tornando cada vez mais comum, como no caso do Kevin. Isso ocorre pois eles vislumbram novas oportunidades e descobrem que se profissionalizar é o caminho para novas conquistas”, relata Lucilene.

Com o atual cenário de pandemia, as aulas das turmas de 2021 seguem em formato remoto, mas mantendo a sociabilização e criação de vínculo, já que as relações ao longo dos encontros são próximas e motivadoras. “O uso das ferramentas tecnológicas, principalmente smartphones e seus aplicativos, possibilitam a interação e a manutenção das amizades, além de favorecer a autonomia”, diz a docente. 

Para mais informações sobre o Programa Educação para o Trabalho – trampolim e inscrições, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/jau.

 Serviço:

 Senac Jaú

Endereço: Rua São Sebastião, 145 - Chácara Braz Miraglia, Jaú/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/jau

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias