Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Centro de Combate à Covid está pronto e vai receber pacientes semana que vem: 200 funcionários no local

A partir de segunda a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Bauru vai disponibilizar o CCC-HAC no Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

26 de Fev 2021 - 17h:59 Créditos: Paulo César Grange, com assessoria HAC
Crédito: Prefeito Ivan é entrevistado pela imprensa regional. Foto: Paulo César Grange

Com cerca de 200 funcionários envolvidos no atendimento e estimativa de que os primeiros pacientes comecem a chegar na segunda-feira, o Centro de Combate à COVID-19 do Hospital Amaral Carvalho foi inaugurado nesta sexta-feira de manhã com homenagens a profissionais da saúde mortos no enfrentamento do Coronavírus.

A unidade localizada na rodovia Jaú-Bauru foi montada em menos de um mês e oferece 39 leitos, sendo 29 de enfermaria e 10 semi-intensivo, incluindo respirador pulmonar. A partir de segunda a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Bauru vai disponibilizar o CCC-HAC no Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

solenidade contou com a presença de membros da diretoria e funcionários da Instituição e autoridades da região. Os técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e demais profissionais da saúde mortos por causa da pandemia foram homenageados – destaque para a presença de familiares de Ismael Firmino, o primeiro a morrer em maio de 2020.

Familiares de Ismael Firmino, o primeiro profissional da saúde de Jaú morto pela covid

Demanda de leitos adicionais - O diretor-superintendente do HAC, Antonio Navarro, ressaltou a importância do Centro para a região. “Nós entendemos que poderíamos ajudar a sociedade diante desse desafio que enfrentamos com a COVID-19. Por isso, o Amaral Carvalho entrega hoje 39 vagas para dar assistência aos pacientes com a doença”, comenta.

Em entrevista ao Jaumais, ele disse que serão cerca de 200 trabalhadores atuando no local – 150 da enfermagem, 30 médicos e 20 de outros setores. Disse que pela demanda que se verifica na região é possível que em poucos dias o CCC-HAC esteja lotado. Ele diz pela estrutura do prédio seria possível, se necessário, acrescentar em torno de dez leitos ao projeto.


Ele disse que o custeio dos leitos, pelo prazo de 30 dias, está comprometido pelo governo do Estado – estimativa de repasse de R$ 400 por leitos. Mas ele reconhece que o custo exato do atendimento é incerto e que o HAC está pronto para entrar com uma contrapartida, mesmo porque a estrutura é complexa com leitos praticamente de UTI e cujo custo vai além do que o Estado se compromete a custear.


A assessoria do HAC, que conduziu  a solenidade, homenageou o funcionário da manutenção predial do hospital, Mateus Pereira de Medeiros, e o colaborador Luis Eduardo Martins, da empresa terceirizada Brasil Plac. Eles receberam certificados de agradecimento, representando todos os colaboradores e as mais de 20 empresas que atuaram no local.


Socorro para Jaú - O prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, destacou a rapidez na montagem da estrutura. “Queria agradecer toda a equipe do Hospital Amaral Carvalho que fez com que isso acontecesse na nossa cidade em tão pouco tempo, mais ou menos 23 dias de trabalho. Será um socorro para nossa cidade.” O padre Celso Buscariolo, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, também esteve presente e fez a bênção no local.


Visita às instalações - Ao final do evento e respeitando as orientações de combate ao novo coronavírus, os convidados participaram de visita guiada pela estrutura.

Antonio Cesarino é entrevistado por José Henrique Teixeira na solenidade

Atendimento - “É um hospital referência para COVID que chega pelo sistema CROSS para os 68 municípios da região, mas o que a gente espera é que aqui, a gente consiga atender e dar vazão à demanda de Jaú, principalmente por causa da situação que está a Santa Casa hoje”, explicou a diretora do DRS de Bauru, Doroti Vieira Alves Ferreira.

Não haverá pronto atendimento direto à população e nem exame para detecção do vírus no local.

Nesta sexta-feira funcionários terminaram a instalação e configuração dos equipamentos nos quartos de internação. O prédio será desinfectado e dedetizado no final de semana.


Prefeito Ivan Cassaro grava vídeo com sua assessoria pra divulgar em redes sociais e para a imprensa[





widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias