Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Covid-19 mata técnico de enfermagem do Hospital Amaral Carvalho

.

26 de Mai 2020 - 09h:44 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Ismael Firmino, vítima do coronavírus

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região divulgou nota na manhã desta terça-feira informando o falecimento do primeiro profissional da categoria na cidade de Jaú. O técnico de enfermagem Ismael Firmino, funcionário do período noturno do Hospital Amaral Carvalho, morreu na madrugada desta terça-feira (26/05) vítima da covid-19. Aos 66 anos de idade, ele estava internado na UTI da Santa Casa de Jaú. Ele já trabalhou no Hospital Thereza Perlatti, Hospital São Judas e Santa Casa de Jaú. 

A diretoria do Sindicato, por meio da presidente Edna Alves, lamenta o falecimento desse profissional da saúde. “O Ismael sempre foi dedicado à profissão, experiente, sempre ajudou a formar outros profissionais com quem trabalhou junto. Sempre esteve ao lado da categoria na defesa dos direitos. No início de maio começou a sentir sintomas da covid e foi internado. O quadro se agravou e precisou ser entubado”. Familiares de Ismael também foram infectados e precisaram de internação.

Edna Alves diz que infelizmente Ismael entra na lista dos profissionais da saúde vítimas da covid-19. “Temíamos que isso pudesse ocorrer com algum colega aqui na região. No Brasil são mais de uma centena que já morreram cuidando das pessoas. Desde março, quando Jaú ainda não tinha nenhum caso da doença, o sindicato já tinha acionado o Ministério do Trabalho para garantir na justiça que os hospitais fornecessem os EPIs necessários a todos os profissionais da nossa  base.”

Edna manda um recado aos demais trabalhadores da saúde e espera que a morte de Ismael ajude a conscientizar a todos sobre os cuidados necessários no exercício da profissão. Ela pede que exijam os EPIs que já são itens obrigatórios na rotina hospitalar e se protejam. “E qualquer dúvida ou necessidade, procurem pelo Sindicato”, completa 

Pêsames

 Filha de Ismael e também trabalhadora da saúde, Ana Claudia Firmino, manifestou-se sobre a perda do pai em sua rede social: "Pai, obrigada por tudo que foi pra mim e sempre vai ser. Que orgulho eu tinha e ainda tenho de você. Nossa, está doendo muito. Não sei se acredito nisso. Deus te chamou. Sua missão aqui terminou. Quantas pessoas você ajudou, não é mesmo? Quantos sorrisos e lágrimas você presenciou entre paredes de hospital. Pai, te amo muito. O que me consola é que um dia vamos nos encontrar. Agora você é um anjo cuidando de nós aí no céu. Até um dia senhor Ismael."

O filho Cléber Almeida Firmino lembrou da carreira do pai. “Descanse em paz meu pai. Você travou batalha linda, passou sua vida se dedicando a salvar quem não conhecia. Chegou a hora de descansar. Tenha certeza que você cumpriu seu dever aqui na terra.”

Também veterano da categoria e colega de trabalho de Ismael Firmino, o dirigente sindical Aparecido Olímpio de Mello, falou sobre a morte do colega. “Que triste. Um amigo. Companheiro de longos anos. Bom caráter. Deus conforte a todos.”

Outros diretores do Sindicato também se manifestaram: “Meu Deus, que triste”, disse Juliana Aparecida Ferreira Pires, técnica de enfermagem da Santa Casa. “Senhor, até quando? Que Deus console o coração da família”, disse Ligia Durante Ghermandi.

Colega de trabalho, Janete Silveira, falou sobre a perda do colega: "Por mais que eu entendo que a vida não termina com a morte do corpo físico, e estamos aqui de passagem, não tem como não se comover com a despedida de um amigo de trabalho, que tantos plantões noturnos dividimos por tantos anos e que adoeceu trabalhando! Vá em paz amigo. Ismael Firmino travou a batalha com o Covid-19, mas, infelizmente nos deixou.”

Janete ainda deu um recado a quem não se protege e abusa dos riscos. "Covid-19 está no ar e tantas pessoas não acreditam, não seguem as orientações do FIQUE EM CASA! Continuamos na linha de frente nos protegendo e clamando às pessoas: nos ajudem a cuidar de vocês. Rogo a Deus que nos proteja e que façamos a nossa parte! Triste, muito triste."

Mortes no país - Números do Observatório da Enfermagem, ligado ao conselho federal da profissão, até o dia 20 de maio já tinha sido registrado 137 óbitos associados à Covid-19. O Sindicato tentou obter números atualizados junto ao Cofen, mas ainda não obteve resposta.



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias