Menu
Terça, 16 de abril de 2024

Jaú registra mais 16 casos de covid: são 104 nos últimos oito dias

.

26 de Jun 2020 - 20h:19 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: .

Em oito dias Jaú registrou 104 novos casos de covid-19. É o maior número no prazo de praticamente uma semana. Hoje são 424 casos, contra 320 no dia 18, data em que o prefeito Rafael Agostini convocou entrevista coletiva para mostrar que a pandemia estava sob controle na cidade. De fato, aquela era a melhor semana desde então. Mas a maior testagem iniciada pela Prefeitura de Jahu desde então elevou os números de positivos. No boletim desta sexta-feira coram incluídos 37 exames negativos, assim Jaú chega a 1.098 pessoas suspeitas que não confirmaram a doença. O balanço mostra mais três curados (261 agora) e traz ainda uma morte suspeita por covid-19. Caso se confirme seria a de número 13 na cidade.

Na entrevista do dia 18,  o prefeito anunciou algumas medidas mais leves para a reabertura da economia, o que de fato começou a valer somente na terça-feira. Alguns restaurantes puderam abrir, desde que tenha áreas ao ar livre, e academias podem receber alunos com recomendação médica. Além de salões de beleza que puderam reabrir. Tudo com restrições de público e de horários, além de normas de segurança. Não deu nem tempo de "testar" a mudanças e a cidade, como toda a região de Bauru, acabou rebaixada na classificação do Plano SP: de laranja para vermelha.

Nesta sexta, o governador João Dória divulgou nova prorrogação da quarentena no Estado, por mais 15 dias, e anunciou o novo mapa do Plano SP, agora mais restritivo no interior. Boa parte está na fase vermelha, incluindo a regional de Bauru, que até então estava na Laranja e já esteve na Amarela 15 dias atrás. Esse rebaixamento duas vezes seguidas se deve à piora dos números da pandemia. A análise não é restrita a uma cidade, mas de 68 da regional. Mesmo quem tem índices melhores acaba classificada na mesma fase. 

A Prefeitura de Jahu, por meio do secretário de desenvolvimento, Carlos Ramos, que não pretende brigar na justiça para tentar migrar para uma fase menos restritiva. Ele disse isso em entrevista à Rádio Piratininga. No entendimento do Município, disputa judicial não deve alterar a fase, já que os tribunais têm dado ganho ao Estado e feito fazer cumprir o que o governador determina.

VEJA NOTÍCIA DO REBAIXAMENTO DE JAÚ PARA FASE VERMELHA


widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias