Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

HOSPITAL DE CAMPANHA DEVE FICAR NA UPA; desafio são equipamentos e profissionais

Hora H dá detalhes de como está o corre-corre para abrir vagas na cidade de Jaú

27 de Jan 2021 - 07h:05 Créditos: HoraH Notícias
Crédito: .

ENQUANTO ISSO, SANTA CASA DE JAÚ RELATA SITUAÇÃO DESESPERADORA POR MAIS VAGAS DE INTERNAÇÃO PARA COVID

mais provável é que o hospital de campanha pretendido pela Prefeitura de Jaú para pacientes com Covid-19 seja instalado no prédio subocupado da UPA, na Zona Norte da cidade. “Estamos falando com o Marco Vinholi [secretário estadual do Desenvolvimento Regional] e com a Doroty [Alves Ferreira, diretora do Departamento Regional de Saúde de Bauru] para trazer esses leitos para Jaú e salvar as vidas que estamos perdendo”, justificou o vice-prefeito Tuco Bauab, após uma série de reuniões e telefonemas nesta 3ª feira (26).

Para ter o hospital de campanha ainda há duas providências a tomar. A mais simples, embora complicada do ponto de vista de logística, é transferir atendimentos de saúde feitos na UPA para outra unidade próxima, provavelmente o PAS Itamarati. A outra é um desafio e tanto: conseguir respiradores para os novos leitos de UTI, equipamentos complementares e corpo clínico. Como HORAH constatou falando com a gerente-administrativa da Santa Casa, Scila Andrea Carretero, “os profissionais estão exauridos, no limite, porque faz um ano que estão lidando com essa doença”.

Semana passada, Tuco esteve em reunião em SP com prefeitos da região e Marco Vinholi (de costas), para discutir medidas contra a Covid (FOTO: Reprodução/Pref. Botucatu)

Tuco informou que a Prefeitura “está pedindo coisa de 20, 30 leitos, o suficiente para dar uma respirada legal” na superlotação da Santa Casa, hospital referenciado para atendimentos SUS na região de Jaú. “Quanto mais, melhor, mas sabemos que não é fácil e equipar tudo isso e contratar os profissionais serão tarefas ainda mais difíceis”, acrescentou o vice-prefeito. E ele sabe que depende do aumento da retaguarda hospitalar para tentar flexibilizar as restrições da fase Vermelha do Plano SP em Jaú.

“Com esses números em mãos o Governo do Estado garantiu que é possível flexibilizar, sim, e o comércio voltar a funcionar aos poucos. Como hoje estamos sem condição nenhuma, com tudo o que é leito ocupado, está desesperador. Mas estamos fazendo de tudo para dar certo”, comentou Tuco Bauab, que mantém contato permanente com Vinholi. “Falamos também com o Hospital Amaral Carvalho, que pode nos ajudar nesse hospital de campanha, e com as cidades da região para ver se tem algum hospital referenciado para receber pacientes. Estamos tentando tudo”.

Gerente da Santa Casa, Scila Andrea diz que instituição não sabe mais o que fazer com tantos pacientes (FOTO: Reprodução Web)

Na Santa Casa não tem mais espaço para internar ninguém, seja por Covid, cirurgia ou qualquer necessidade. “Nossa maior preocupação é em relação àqueles pacientes acomodados no Pronto Socorro, porque não tem vaga na enfermaria, a capacidade está esgotada. Não temos onde colocar os casos de urgência e emergência de outras patologias. Usamos a estrutura do Pronto Socorro com Covid, que exige isolamento para não transmitir o vírus. Não sabemos mais o que fazer”, resumiu Scila Carretero.

A gerente falou que mesmo informando à central reguladora de vagas que não tem onde internar, os pacientes não param de chegar à Santa Casa. São as chamadas ‘vagas zero’, que acabam voltando para as cidades de origem – ou seja, os pacientes ficam rodando dentro de ambulâncias de um hospital para outro, sem internação. “Sabemos que isso acontece porque a própria DRS não tem mais para onde mandar ninguém, mas não pode fazer isso com a gente. Atingimos o nosso limite, não tem mais espaço para internar nenhum paciente”, finalizou.

LEIA DIRETO NO SITE DO HORA H

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias