Menu
Quinta, 28 de março de 2024

No Dia da Mata Atlântica, trote sustentável promove o plantio de árvores em avenida de Jaú

Calouros Unoeste participaram de ação ambiental nesta quinta-feira (27); trote sustentável da faculdade contribui com o aumento da arborização na cidade

27 de Mai 2021 - 17h:02 Créditos: Assessoria Unoeste e Secom Jahu
Crédito: Ação contribuiu com arborização do canteiro central da Avenida João Franceschi, localizada no Jardim Alvorada (Foto: Thais Gonçalves)

No lugar dos trotes universitários tradicionais (muitas vezes, violentos), a Faculdade de Medicina de Jaú da Unoeste, propôs uma forma bem legal de receber os calouros. Nesta quinta-feira (27), o 1º termo participou de uma das ações do “Trote Sustentável” e plantou 40 mudas de árvores nativas no canteiro central da Avenida João Franceschi, localizada no Jardim Alvorada. A atividade contou com o auxílio de docentes e da Secretaria do Meio Ambiente do município. O secretário Amilcar de Souza, o Cecéiu. divulgou a ação em sua rede social fazendo alusão ao Dia da Mata Atlântica.

A ação foi realizada em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. Os jovens foram divididos em três grupos. Antes de plantarem as árvores, eles tiveram uma oficina de plantio com a equipe da pasta que disponibilizou as mudas.


O diretor do Horto Florestal do município e secretário adjunto do Meio Ambiente, Giovani Mineti Fabricio, destaca que essa parceria com a Universidade já virou uma tradição no munícipio e tem contribuído bastante com o meio ambiente. “Essa é a terceira turma que participa do plantio conosco. Hoje, foram 40 mudas plantadas, somando-se com as árvores plantadas nos semestres anteriores, já são aproximadamente 150 que nasceram dessa parceria”.

Giovani ressalta que para a Secretaria do Meio Ambiente é muito importante ter pessoas de fora da pasta engajadas com a causa. “É uma alegria dar sequência à parceria, afinal quando pessoas de fora do nosso núcleo participam desse tipo de ação, nós conseguimos despertar nelas o sentimento de pertencimento, até mesmo em quem não é da cidade. Colocando a mão na massa, a pessoa se envolve e percebe que ela faz parte disso tudo e começa a enxergar a cidade e as questões ambientais de outra forma”, aponta.

Ele relata que em pouco tempo toda avenida estará arborizada graças ao apoio da Unoeste e dos acadêmicos. “Hoje não temos sombra por aqui, mas daqui há alguns anos certamente esse não será um problema. Tenho certeza que mesmo com o tempo, muitos vão passar por aqui e se lembrar da mudinha que plantaram. Dizem que toda pessoa deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho, uma etapa eles já concluíram com sucesso”.


De acordo com o coordenador do curso de Medicina e idealizador do projeto, Dr. José Oliveira Filho, o Trote Sustentável promove o acolhimento, a integração e também unir esforços, dos novos alunos com os veteranos e o corpo docente. “Temos ainda, o propósito de contribuir com uma ação proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), também conhecida como Agenda 2030”.

“Ao cumprir as tarefas propostas, os estudantes têm a oportunidade de se aproximar de um tema extremamente importante de maneira lúdica, prazerosa e ainda conhecem a Agenda 2030. Essa iniciativa da ONU é para que os seus 193 países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030”, pontua.

Segundo a professora responsável pelo projeto, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, o propósito das ações é integrar os novos alunos com a comunidade acadêmica de forma sustentável, sem impor nenhum tipo de humilhação e constrangimento no período de trote aos calouros e ainda contribuir com o meio ambiente. “As ações que estamos realizando, assim como as atividades de extensão, visam também aproximar a comunidade do município com a Unoeste, pois a faculdade está aqui para contribuir com a cidade”, completa.

O diretor do Horto Florestal do município e secretário adjunto do Meio Ambiente, Giovani Mineti Fabricio, destaca que essa parceria com a Universidade já virou uma tradição

A caloura do curso de Medicina e representante da turma, Camila Pereira Schiavo, 22, relata que assim como as outras ações idealizadas para o Trote Sustentável, participar do plantio foi muito gratificante. “Essa, sem dúvida, foi uma das ações que mais me marcou, pois, além de ser um belo ato para o planeta, nasce junto com uma nova fase em minha vida e dos meus amigos, por isso, tem um simbolismo muito grande. Espero que essa árvore plantada por mim, um ipê-roxo, possa florescer assim como a minha carreira na medicina”. Confessa que apesar de estar sempre em meio à natureza e contemplá-la, nunca tinha plantado uma árvore. “Foi um momento único para mim, com certeza, vou sempre me lembrar”, finaliza.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias