Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Telemarketing: saiba como escapar das ligações indesejadas

Reclamações contra ligações indesejadas crescem 75% em relação ao ano passado

28 de Jul 2020 - 15h:40 Créditos: Paulo César Grange, com assessoria Procon
Crédito: .

Quer se livrar das ligações indesejadas? Está cansado de repetir para o telemarketing que você não tem interesse no serviço oferecido? Tem como fazer isso, cadastrando seu número no site do Procon. Tem vários dados pra preencher e cadastrar sua senha, mas depois você consegui incluir todas as linhas no seu CPF. Abaixo, o PROCON explica como fazer e o resultado desse sistema que já tem muitas adesões.

O Procon-SP tem 2,6 milhões de linhas telefônicas inscritas no "Não Me Ligue", o cadastro que protege a privacidade de quem não deseja ser incomodado com ofertas telefônicas de produtos e serviços. Só de janeiro a julho deste ano, foram feitas mais de 400 mil inscrições.
Os consumidores do Estado de São Paulo que se sentem desrespeitados com a prática podem registrar os números de telefone de sua titularidade, fixo ou celular, no site do Procon-SP. Veja aqui .
Passados 30 dias do registro do consumidor, as empresas, inclusive as de outros Estados, não poderão fazer as ligações. Casos de desrespeito devem ser denunciados ao Procon-SP, que irá apurar e aplicar multas. "A empresa tem 30 dias para ter conhecimento do cadastro e, após esse período, se fizer qualquer ligação de telemarketing, será multada", afirma Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.
De janeiro a julho deste ano, foram 31.600 mil reclamações de consumidores que apesar de terem feito o cadastro, receberam chamadas de empresas; no mesmo período do ano passado foram 18 mil - um crescimento de 75%. Essas denúncias estão sendo apuradas pelas equipes da instituição e as empresas podem ser multadas.
Em vigor desde 2009, o "Não Me Ligue" não inclui empresas de cobrança, entidades filantrópicas, pesquisas de satisfação de pós-venda ou de relacionamento. O desbloqueio das linhas telefônicas pode ser feito a qualquer tempo; é possível também desbloquear a linha apenas para uma ou mais empresas. Tanto a inscrição, como a reclamação e o desbloqueio podem ser feitos por meio do site do Procon-SP.



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias