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Sexta, 19 de abril de 2024

Docentes do Senac Jaú dão dicas de como manter a rotina em home office

As orientações dos especialistas abordam a importância de se organizar e de se comportar no trabalho a distância

29 de Mai 2020 - 17h:53 Créditos: Assessoria Senac
Crédito: Reprodução BlogSenac- Trabalho em casa

A quarentena adotada em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) modificou a rotina de trabalho de muitos profissionais que tiveram que se adaptar ao sistema home office (escritório em casa). E mesmo com o relaxamento das medidas de segurança, diversas empresas seguirão promovendo esse modelo de atuação profissional por mais alguns meses, mantendo o foco na segurança de funcionários e parceiros.

Para ajudar os profissionais que se manterão em home office, especialistas da área de gestão e negócios do Senac Jaú orientam que os trabalhadores devem criar e seguir um cronograma de atividades diárias e, em alguns casos, até mesmo se preparar para entrevistas de emprego virtuais, que devem se popularizar ainda mais.

Segundo Valdirene Moser, Neusa Chicarelli e Camila Benatti, docentes da unidade, o trabalho remoto não é uma prática desconhecida para muitos. No entanto, no cenário atual, ele se adequa mais ao chamado “home based”, quando a base fixa de trabalho é a casa do funcionário.  As dicas destacadas pelas especialistas são destinadas para pessoas que já estão acostumadas à condição e também para aquelas que ainda estão se adaptando ao sistema remoto.


Confira.

- Prepare-se para iniciar o dia de trabalho da mesma maneira que você faz normalmente, ou seja, tome banho, penteie seus cabelos, cuide da maquiagem (mulheres), mantenha a barba bem-feita (homens), tome café da manhã e troque de roupa. Aparecer em uma videoconferência com cara de sono, cabelos desalinhados, de pijama e sem maquiagem pode comprometer a sua imagem profissional;

- Crie uma rotina de início e fim de atividades, pois trabalhar em casa gera maior produtividade e, em muitos casos, as pessoas que fazem home office acabam ultrapassando o horário de trabalho;

- Você precisa passar o máximo de confiança, então, em uma videoconferência, olhe sempre para a câmera e evite desviar o olhar;

- Evite digitar durante a reunião, pois pode incomodar quem ouve. Prefira ter um bloco de anotações ao seu lado.

As docentes recomendam ainda atenção especial à postura e disposição dos equipamentos de trabalho, assim como a importância das pausas.

- O corpo fala ao sentir desconforto por ficar muito tempo em uma única posição. Por isso, mude sempre e faça pausas de 15 minutos a cada 1 hora ou 1h30. Levante, faça alongamento básico e beba água;

- Posicione o monitor perpendicularmente às janelas; não coloque de forma frontal ou de uma maneira que ela fique em suas costas, para assim evitar reflexos na tela;

- Procure adotar uma boa postura ao trabalhar na posição sentada e, nesse sentido, fique atento aos seguintes detalhes: pescoço alinhado (evite flexão e extensão da cervical); antebraços sempre apoiados em alguma base, com os cotovelos, o mais próximo possível do tronco; mantenha a coluna lombar reta e apoiada; pés apoiados no piso em alguma base. Na posição sentada, não deixe os pés pendurados. 

As especialistas ressaltam que todas essas práticas contribuem para um maior cuidado físico e cognitivo, indo além da postura. O conforto visual, acústico e térmico são itens fundamentais para o bem estar físico e mental do indivíduo no desenvolvimento das atividades.

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