A concessionária Águas de Jahu vem investindo continuamente no município, desde o início da concessão, em abril de 2015. Um reflexo importante desse fato, para a população, foi a eliminação da falta de água na cidade, mesmo em períodos de estiagem prolongada como o que vem ocorrendo.
Segundo o superintendente Ivan Mininel, já foram investidos cerca de R$ 65 milhões até o momento, atingindo resultados históricos para a cidade, com a universalização da água e esgoto para a população jauense. “Jaú já alcançou a marca histórica de 100% de água tratada e distribuída e 100% de esgoto coletado e tratado, o que pouquíssimos municípios do Brasil têm”, enfatiza Mininel.

“Trabalhamos dia e noite, 24 horas por dia, para que o sistema funcione adequadamente, fazendo investimentos constantes, seja na substituição e manutenção da rede quanto no treinamento de nossos colaboradores para a melhor execução dos trabalhos, além de manter uma frota em perfeitas condições de uso, para agilizar os atendimentos e serviços”, explica ele.
Mininel detalha que a concessionária investe na capacitação e reforço do sistema de captação e distribuição de água, com a construção de reservatórios, substituição e implantação de novas adutoras, melhorias no bombeamento das captações, melhorias na Estação de Tratamento de Água, reativação e adequação de poços e implantação de boosters, entre outras ações. Com isso, Jaú não tem mais problema de falta d’água, o que, antes, era recorrente em vários bairros da cidade.

Os investimentos são contínuos, sempre utilizando materiais e equipamentos modernos e de alta qualidade. Também são feitos, continuamente, estudos e ações de combate a perdas de água nas redes de distribuição, através da setorização por regiões da áreas de abastecimentos, realização de manutenções e substituições de redes e controle e monitoramento operacional.
A concessionária, enfatiza o superintendente, também investiu na ampliação do monitoramento das operações por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Pelo CCO, o sistema de distribuição de água é controlado remotamente em tempo real, 24 por dia e todos os dias da semana, observando-se os níveis dos reservatórios, vazões de água e acionamento de registros e bombas. “Todos esses investimentos foram fundamentais para que não haja desabastecimento em nenhuma região da cidade mesmo em épocas como esta”, ressalta Mininel.
