Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

2.023 pessoas já receberam vacinas no próprio local de trabalho; segunda-feira profissionais da saúde devem ir aos Postinhos

Idosos que moram em abrigos também serão vacinados na semana que vem

30 de Jan 2021 - 19h:25 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Reprodução do vídeo

O secretário de Saúde de Jahu, Rodrigo de Callis Brandão, estreou uma nova forma de se comunica com a imprensa e com a população: boletins epidemiológicos gravados em vídeo. O primeiro, neste sábado (30), ele fez uma balanço da primeira semana de vacinação e dos dois lotes de vacinas que chegaram à cidade.

Citou quantas pessoas da linha de frente foram vacinadas até sexta-feira no próprio local de trabalho e informou que os profissionais de saúde poderão se vacinar diretamente nas unidades básicas de saúde a partir das 13h de segunda-feira (1/02). A partir de segunda-feira também serão vacinados os idosos que moram nos abrigos.

Brandão disse que Jaú recebeu o primeiro lote no dia 20 de janeiro: 2.960 doses da vacina Sinovac/Butantâ. E um segundo lote no dia 28: 2.280 doses da vacina Oxford/Astrazeneca. “Demos início imediato à vacinação. Até o dia 27 vacinamos exclusivamente os profissionais da linha de frente, que tomaram as vacinas no local de trabalho, nas UTIs e nas enfermarias de combate à covid. A partir do dia 27 e até dia 29 disponibilizamos para os hospitais vacinarem os funcionários.”

Nesse segundo lote foram 407 doses para Santa Casa, 400 para o Amaral Carvalho, 77 para o Thereza Perlatti e 174 para as unidades de saúde do Município. “Todas já foram aplicadas. T ainda um excedente de 193 doses na Santa Casa para que continuem aplicando nos funcionários.”

 

Próxima semana – O secretário diz que  próxima semana serão imunizados idosos asilados. “A partir de segunda-feira a gente começa também a vacinar os profissionais de saúde, como médicos, dentistas, auxiliares de dentistas, enfermeiros (pessoal da enfermagem), fisioterapeutas... A vacinação será feita nos postos de saúde, para onde deverão de dirigir os profissionais ligados à área da saúde e que tem contato com pacientes.”

Para receber a vacina será preciso comparecer ao postinho mais próximo com documentos que provem que estão na ativa, como crachá, carteira de trabalho, holerite... 

 

População em geral – A população em geral ainda não será imunizada. A Secretaria de Saúde segue o Plano Nacional de Imunização, que prevê para etapas seguintes idosos acima de 90, anos, 80 anos, depois acima de 75, acima de 60, pessoas com comorbidades...

“A gente aguarda a chegada de mais vacinas. Chegando, vamos manter a população informada”, finalizou Rodrigo Brandão, prometendo para sábado que vem um novo boletim gravado.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias